Durante o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama, especialistas destacam os direitos previdenciários das mulheres em tratamento. Em 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 73.610 novos casos da doença, a mais letal entre as mulheres no Brasil. A legislação previdenciária garante acesso a benefícios como o auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
De acordo com a advogada Danielle Guimarães, da OAB-RJ, o auxílio-doença é destinado às seguradas temporariamente incapacitadas para o trabalho devido ao câncer ou aos efeitos do tratamento. A concessão dispensa carência e exige apenas a comprovação da incapacidade com documentos médicos e a manutenção da qualidade de segurada no INSS.
Nos casos em que a incapacidade é total e definitiva, a paciente pode solicitar aposentadoria por incapacidade permanente. Esse benefício também não exige carência e depende de avaliação pericial do INSS. Para quem não contribui para a Previdência, é possível requerer o BPC, desde que haja impedimento de longo prazo e vulnerabilidade econômica comprovada.
O pedido dos benefícios deve ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. São exigidos documentos pessoais, comprovante de vínculo previdenciário e laudos médicos. Em caso de negativa, é possível recorrer administrativamente ou por via judicial.
Outros direitos garantidos às pacientes com neoplasia maligna incluem o início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, tratamento fora do município, saque do FGTS e isenção do imposto de renda sobre salários e aposentadorias. Segundo Carolina Mynssen, presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-RJ, essas medidas visam proteger a dignidade e a estabilidade financeira das pacientes durante o tratamento prolongado.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade destaca avanços do Parlamento em 2025 durante encerramento dos trabalhos legislativos
Cidadãos podem registrar ocorrências policiais online através do sistema DEVIR
Super Centro de Diagnóstico de Câncer: FCecon recebe equipe do A.C.Camargo
Prefeitura garante mobilidade durante corrida e concurso neste domingo, 14/12
Última parcela do IPTU 2025 vence nesta segunda-feira, 15/12, e contribuintes ainda podem garantir participação no IPTU Premiado
Sob comando do presidente Roberto Cidade, 26 personalidades recebem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Aleam