Parque Gigantes da Floresta conta com brinquedos acessíveis e exclusivos para PcDs e cadeirantes

O Parque Gigantes da Floresta, que está sendo inaugurado pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 4 de julho, às 17h30, destaca-se pelo realismo de seus animais e pela representação da flora e fauna amazônica, criando um ambiente mágico e repleto de aventuras. Além de proporcionar diversão, o parque também promove a inclusão, garantindo espaço para todas as crianças, inclusive aquelas com deficiências e mobilidade reduzida.

Os brinquedos do parque, como balanços e gangorras, foram projetados especificamente para atender Pessoas com Deficiência (PcDs) e cadeirantes. Com alto padrão de qualidade e acabamento, esses equipamentos são totalmente adaptados e instalados em piso de grama sintética, adquiridos de uma empresa especializada nesse tipo de equipamento. O projeto arquitetônico e urbanístico do complexo é de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“O playground inclusivo visa proporcionar qualidade de vida e promover a interação entre crianças com deficiência e aquelas com mobilidade reduzida, seja temporária ou permanente. Permitirá que crianças sem deficiência interajam com aquelas que possuem alguma limitação, e pela primeira vez estamos adotando esse tipo de equipamento em uma área pública. Este é o início e, provavelmente, outras áreas públicas seguirão este exemplo”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

No Parque Gigantes da Floresta, todas as crianças poderão brincar e se divertir sem distinção. Os equipamentos são devidamente sinalizados e destinados a cadeirantes, que devem ser acompanhados por um responsável. Esses brinquedos promovem o desenvolvimento motor, cognitivo e social, oferecendo mais uma oportunidade de inclusão para pessoas com deficiência.

“Esta iniciativa também demonstra o acolhimento da gestão do prefeito David Almeida, que trata todos com igualdade, garantindo diversão a todos neste parque”, acrescentou Pedro Paulo.

Funcionamento e Gestão do Parque

O parque funcionará de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. Às segundas e terças-feiras, o parque estará fechado para manutenção dos brinquedos, das estruturas gigantes e da praça molhada de 3.600 metros quadrados, cuja lâmina d’água terá 25 centímetros.

A gestão do complexo será responsabilidade das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Limpeza Urbana (Semulsp). Essas secretarias garantirão a segurança patrimonial e dos frequentadores, combaterão o comércio ilegal de ambulantes e manterão a área limpa e bem cuidada. O projeto arquitetônico é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Cenários e Regras

Os seis cenários inaugurados possuem placas indicativas de bom uso, com avisos sobre a necessidade de acompanhamento de crianças menores de oito anos por um responsável e a proibição da entrada de pets, para evitar contaminação nas áreas dos brinquedos, protegendo a saúde das crianças.

Além dos mais de 80 animais gigantes, o parque também apresenta detalhes menores da fauna, como macacos e onças feitos em fibra de vidro, adicionando realismo ao local. Esses itens decorativos estão posicionados em alturas maiores, no topo de outras figuras da Amazônia.

Segurança e Monitoramento

O parque contará com uma área administrativa e de monitoramento da segurança, gerida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). Câmeras e equipamentos modernos garantirão um alto nível de segurança, com guardas municipais em ronda 24 horas utilizando motos, quadriciclos e viaturas.

Equipes de monitores auxiliarão, orientarão e cuidarão do bom uso e entretenimento das crianças e jovens nos cenários durante o funcionamento do parque. O espaço dispõe de banheiros masculino, feminino, para Pessoas com Deficiência (PcDs) e para a família.

Regras de Utilização

Como em outros espaços públicos municipais, o comércio ambulante não será autorizado pela prefeitura. O uso de aparelhos sonoros ou instrumentos também será proibido para os frequentadores, visando manter a ordem e o bem-estar de todos.

Compartilhe: