A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro atuou de maneira “direta e efetiva” nos atos executórios que visavam um golpe de Estado em 2022. A conclusão faz parte do relatório que indiciou Bolsonaro e outros 36 acusados por tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O documento teve seu sigilo derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O relatório aponta que Bolsonaro tinha pleno conhecimento e domínio das ações planejadas, incluindo o “Punhal Verde e Amarelo”, um suposto plano para sequestro ou homicídio de autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Segundo a PF, a coordenação dos atos era reportada diretamente a Bolsonaro, ou através de seu ajudante de ordens Mauro Cid. Entre as provas apresentadas estão registros de visitas ao Palácio do Alvorada, diálogos entre aliados próximos, análise de torres de celular (ERBs) e detalhes de reuniões realizadas sob o codinome “Copa 2022”.
O relatório também indica que Bolsonaro deixou o Brasil no final de 2022, dias antes de concluir seu mandato, para aguardar o desfecho dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ele retornou ao país apenas em março de 2023.
A PF concluiu que o golpe não foi consumado devido à resistência do alto comando das Forças Armadas. Lideranças da Aeronáutica e do Exército, como o tenente-brigadeiro Baptista Junior e o general Freire Gomes, permaneceram fiéis à Constituição e não forneceram apoio armado ao movimento.
Bolsonaro, em resposta a acusações anteriores, declarou que “nunca discutiu golpe com ninguém” e que todas as medidas de seu governo foram tomadas “dentro das quatro linhas da Constituição”. A Agência Brasil aguarda o posicionamento oficial de sua defesa sobre as conclusões do relatório.
➡️Mais notícias sobre Brasil, você encontra aqui.
(Foto de capa: Cristobal Herrera/EFE)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PC-AM apreende 150 quilos maconha tipo skunk em casa na comunidade Grande Vitória
Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio que deixou mulher paraplégica, na zona norte de Manaus
Teatro Amazonas recebe estreia do documentário “Amazônia em todas as cores”
Ainda dá tempo: beneficiários do CadÚnico têm até fim de junho para obter a nova parabólica digital gratuita
Justiça atende recurso do MPAM e decreta prisão preventiva de policial preso com metralhadoras de guerra em Manaus
Neste Maio Laranja, Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam mecanismos de proteção para crianças e adolescentes