Na data em que se comemora o Dia do Turismo Ecológico, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chama a atenção para o Projeto de Lei nº 014/2024, de sua autoria, que institui as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) e cria o Selo Amazonense de Turismo Sustentável. A medida, que visa incentivar o desenvolvimento desse tipo de turismo aliado à proteção ambiental, quer também contribuir com a defesa das populações locais e tradicionais.
Conforme a proposta de Cidade, as Comunidades Turísticas Sustentáveis (CTS) devem ser compostas por um conjunto de equipamentos e infraestruturas turísticas, tais como: serviços públicos de Turismo, serviços privados de Turismo, equipamentos de lazer, recursos naturais e recursos culturais.
“O turismo sustentável é, sem dúvidas, um segmento que precisa ser melhor ordenado, explorado com responsabilidade e, isso, só acontecerá quando houver um balizamento adequado. Nossa proposta de certificação das CTSs tem o objetivo de se somar à legislação vigente e favorecer o turismo sustentável como uma ferramenta para a inclusão social, beneficiando as comunidades locais. Além disso, há ainda o Selo Amazonense de Turismo Sustentável, que irá facilitar o acesso a linhas de crédito específicas e capacitação técnica. Essas medidas fortalecem a atividade turística”, afirmou o deputado presidente.
Pela proposta, caberá ao Poder Executivo, por meio do órgão competente, estabelecer critérios e requisitos para a certificação de CTS, levando em consideração aspectos ambientais, sociais e culturais.
Entende-se por CTS as comunidades que, por meio da prática do turismo sustentável, são capazes de equilibrar de forma responsável e saudável, os interesses e recursos da comunidade receptora em relação às esferas econômicas, sociais e ambientais.
Selo Amazonense de Turismo
O projeto prevê ainda que as Comunidades Turísticas Sustentáveis certificadas com o “Selo Amazonense de Turismo Sustentável” tenham acesso a benefícios e incentivos, tais como linhas de crédito específicas, capacitação técnica, e divulgação em materiais promocionais do Estado.
O “Selo Amazonense de Turismo Sustentável” terá validade por um período a ser determinado pelo Executivo, devendo ser renovado mediante a comprovação da manutenção dos requisitos que fundamentaram a certificação.
Dia Nacional do Turismo Ecológico
O dia 1º de março é comemorado no Brasil como o Dia Nacional do Turismo Ecológico.
A data foi criada para comemorar o ecoturismo, a fim de promover a visitação de patrimônios naturais e conscientizar para a conservação das reservas naturais e ecossistemas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ‘hexa’ por crianças em Vitória.
Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para minicurso de ‘Postura Profissional e Atendimento Técnico em TI’
“Paul McCartney completa 84 anos e relembra sucesso da turnê “Got Back” no Brasil”
Governador Roberto Cidade destina mais de R$ 8,5 milhões para fortalecer instituições sociais de Manaus.
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.