Festival que exalta a cultura japonesa, o Jungle Matsuri deve ser reconhecido por meio da propositura de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), como de interesse turístico e cultural do Estado do Amazonas.
A propositura, apresentada por meio do Projeto de Lei nº 764/2024, visa reconhecer os esforços da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) em garantir os meios para a realização, anual, de uma celebração viva da herança cultural nipo-brasileira.
Leia também:
- Presidente Roberto Cidade afirma que expectativa é finalizar o ano com pauta de projetos zerada;
- De autoria da deputada Joana Darc, projetos garantem mais direito para pessoas com deficiência e bem-estar animal;
- Deputado Roberto Cidade vai auxiliar manutenção do Barco Hospital São João XXIII com emendas parlamentares;
“Esse evento também coloca Manaus em evidência no cenário nacional, destacando a capital não apenas como porta de entrada para a Amazônia, mas como um centro de eventos multiculturais. Esse tipo de iniciativa é fundamental para estimular o turismo cultural, impulsionando a economia local e gerando oportunidades para comerciantes, artistas e produtores locais”, destacou o presidente Roberto Cidade.
De acordo com o PL, o reconhecimento do Festival Jungle Matsuri como de relevante interesse turístico e cultural do Estado do Amazonas fundamenta-se em sua expressiva contribuição para a valorização da diversidade cultural, fortalecimento das tradições japonesas e promoção do turismo local e regional, tendo em vista que o referido festival é considerado o maior da região.
Festival Jungle Matsuri
O Festival Jungle Matsuri foi criado em 2019 pela Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), para comemorar os 90 anos da imigração japonesa na região.
O festival é uma celebração da cultura japonesa na Amazônia e oferece uma programação diversificada.
A palavra “Matsuri” significa “festival” em português, e reúne manifestações artísticas de dança, música e teatro. O festival tem como atrações apresentações musicais com cantores da comunidade nipo-brasileira, danças típicas, desfile cosplay, exposições culturais, workshops, feiras de produtos e serviços e praça de alimentação com culinária japonesa.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa
Foto: Thiago Silva


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Stranger Things 5 estreia com Volume 1 na Netflix e inicia desfecho épico da série
Presidente Roberto Cidade abre programação alusiva aos 21 Dias de Ativismo e reforça ações legislativas de proteção às mulheres
Operador de guindaste fantasiado de Papai Noel é libertado após acidente fatal no Largo São Sebastião
Gracyanne Barbosa lança marca de ovos com foco em proteína e sofisticação
Temporada de Cruzeiros tem início e impulsiona turismo e economia em Manaus
Em fase final de ajustes, Centro de Inclusão Sensorial da Aleam será inaugurado pelo presidente Roberto Cidade em 2 de dezembro