Praia da Ponta Negra continua interditada por segurança

Praia da Ponta Negra continua interditada por segurança

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), informou que a praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, permanecerá interditada devido ao monitoramento do nível do rio Negro. A medida visa garantir a segurança dos banhistas após a estiagem recorde registrada em Manaus e no Amazonas.

Nesta terça-feira (17/12), o nível do rio Negro atingiu a marca de 16,06 metros, 35 centímetros abaixo da cota registrada na mesma data em 2023, quando o rio mediu 16,41 metros. No ano passado, a praia foi liberada apenas em 26 de dezembro, quando o rio alcançou 17,97 metros.

O Implurb solicitou laudos técnicos ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) para avaliar as condições do leito do rio, especialmente na faixa de segurança destinada aos banhistas. A interdição foi determinada pelo decreto municipal nº 5.985/2024, assinado pelo prefeito David Almeida.

A restrição não se aplica a atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo, desde que autorizados por suas federações para uso esportivo. A decisão leva em conta possíveis alterações no terreno submerso, como desníveis, depressões, buracos e bancos de areia, que representam riscos à segurança dos banhistas.

Placas de sinalização informando sobre a interdição seguem instaladas em diversos pontos da faixa de areia e acessos à praia. A prefeitura reforça a orientação para que os banhistas evitem entrar no rio.

A interdição atende às normas definidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com participação de órgãos municipais e estaduais, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: