A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), informou que a praia do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, permanecerá interditada devido ao monitoramento do nível do rio Negro. A medida visa garantir a segurança dos banhistas após a estiagem recorde registrada em Manaus e no Amazonas.
Nesta terça-feira (17/12), o nível do rio Negro atingiu a marca de 16,06 metros, 35 centímetros abaixo da cota registrada na mesma data em 2023, quando o rio mediu 16,41 metros. No ano passado, a praia foi liberada apenas em 26 de dezembro, quando o rio alcançou 17,97 metros.
O Implurb solicitou laudos técnicos ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM) para avaliar as condições do leito do rio, especialmente na faixa de segurança destinada aos banhistas. A interdição foi determinada pelo decreto municipal nº 5.985/2024, assinado pelo prefeito David Almeida.
A restrição não se aplica a atletas e praticantes de esportes aquáticos, como canoagem e remo, desde que autorizados por suas federações para uso esportivo. A decisão leva em conta possíveis alterações no terreno submerso, como desníveis, depressões, buracos e bancos de areia, que representam riscos à segurança dos banhistas.
Placas de sinalização informando sobre a interdição seguem instaladas em diversos pontos da faixa de areia e acessos à praia. A prefeitura reforça a orientação para que os banhistas evitem entrar no rio.
A interdição atende às normas definidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), com participação de órgãos municipais e estaduais, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é morto a tiros após discussão em festa na zona Leste de Manaus
Polícia Militar do Amazonas prende homem que agrediu irmã com tapa
Prefeitura de Manaus retira 7,5 toneladas de cabos obsoletos do Centro Histórico
Prefeitura de Manaus divulga edital dos concursos públicos da CGM e da Semmas com mais de 60 vagas
Neto Barroncas é a atração deste domingo no Shopping Ponta Negra
Central Integrada de Fiscalização interdita três bares por irregularidades na zona Norte de Manaus