Eleitores que não votaram, não justificaram a ausência ou não pagaram multas referentes aos três últimos turnos consecutivos têm até a próxima segunda-feira (19/05) para regularizar a situação eleitoral. No Amazonas, cerca de 73 mil pessoas ainda estão irregulares e correm o risco de ter o título de eleitor cancelado.
A situação eleitoral deve ser verificada nos canais oficiais da Justiça Eleitoral (portais do TSE e dos TREs); no aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, de forma presencial. Para regularizar, o eleitor faz o agendamento no site (www.tre-am.jus.br), na opção “Atendimento presencial” e comparece à sede do tribunal.
O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do TRE-AM, Efraim Felix, enfatiza que estar em dia com a Justiça Eleitoral é fundamental. “Os eleitores precisam verificar sua situação eleitoral e correr para conseguir se regularizar. O prazo foi bem extenso e, ainda assim, muitos eleitores não se regularizaram”, destaca o coordenador.
“Além disso, a situação eleitoral em dia é um dos critérios para se inscrever em concurso público, tomar posse em cargos públicos, renovar matrículas em instituições de ensino, emitir documentos como passaporte, carteira de identidade e CPF, entre outros”, acrescenta Efraim.
Exceções – O cancelamento do título não abrange: eleitores facultativos (menores de 18 anos; pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade para votar e em caso de justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.
(Fotos: Júnior Souza/TRE-AM)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Balsa natalina leva maior Natal flutuante da história a 45 comunidades ribeirinhas de Manaus
Presidente Roberto Cidade prestigia cerimônia de posse no TCE e exalta contribuição da Corte de Contas ao Amazonas
Linha 085 tem itinerário alterado e passa a atender novas vias no Colônia Antônio Aleixo
Avenida do Turismo recebe terceira faixa e tem mobilidade ampliada na zona Oeste de Manaus
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em cinco bairros de Manaus até 12 de dezembro
Contran aprova fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH e reduz exigências no processo