A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia, neste domingo, 1º/12, as ações do “Dezembro Vermelho”, campanha nacional que pretende mobilizar a sociedade na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A programação de abertura da campanha será realizada na escola de samba Grêmio Recreativo Mocidade Independente de Aparecida, na avenida Ramos Ferreira, nº 82, no bairro Aparecida, zona Sul, a partir das 20h, quando haverá a distribuição de autotestes de HIV, de gel lubrificante e de preservativos internos e externos, além de orientações sobre formas de prevenção e o atendimento na rede municipal de saúde.
Leia também:
- Médicos se posicionam contra PEC do aborto e alertam para riscos à saúde das mulheres;
- Agendamento para castração de cães e gatos na Zona Leste de Manaus começa nesta sexta-feira;
- Dia Mundial do Diabetes: a importância da nutrição no tratamento da doença;
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), Marinélia Ferreira, explica que a campanha acontece anualmente e reforça as ações de prevenção e controle do HIV/Aids que são realizadas na rotina de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Durante todo o mês de dezembro, a ideia é estimular a mobilização da sociedade na luta contra o HIV/Aids. Serão realizadas ações dentro das UBSs, mas também em outras instituições, sempre chamando a atenção para as formas de prevenção, os serviços da rede de saúde e a proteção dos direitos das pessoas com HIV/Aids, combatendo o preconceito e o estigma que ainda envolve a doença”, afirmou Marinélia Ferreira.
A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês), que ataca o sistema imunológico e prejudica a capacidade de defesa do organismo contra doenças. O vírus HIV é transmitido, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal), sem o uso de preservativo. Também pode ocorrer transmissão da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Marinélia Ferreira destaca que o uso do preservativo, disponibilizado gratuitamente nas UBSs durante todo o ano, é uma das formas de prevenção, mas que a Semsa oferece também o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).
“É um método de prevenção combinada contra a infecção pelo HIV, destinado a público específico, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e que consiste na tomada diária de medicação. A ideia é que o medicamento prepare o organismo para enfrentar o HIV no caso de um possível contato com o vírus durante a relação sexual, evitando a transmissão”, explicou Marinélia.
Além da PrEP, disponível em quatro UBSs da rede municipal, a Semsa oferece ainda a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência, com uso de medicamento, para reduzir o risco de infecção pelo HIV no caso de uma possível exposição ao vírus durante a relação sexual.
“No caso de relação sexual sem uso do preservativo ou com rompimento da camisinha, por exemplo, a pessoa pode procurar atendimento em uma das quatro UBSs que oferecem a PEP. E a recomendação é iniciar a PEP o mais possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas”, destacou Marinélia Ferreira.
A PrEP e a PEP estão disponíveis nas unidades de saúde: Carmen Nicolau, bairro Lago Azul, zona Norte; Fábio Couto, bairro Jorge Teixeira, zona Leste; Ajuricaba, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste; e Luiz Montenegro, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul. Outras dez unidades que ofertam a PEP podem ser consultadas por meio do link https://www.manaus.am.gov.br/semsa/prevencao-ao-hiv-ist-e-hepatites/profilaxia-pre-exposicao-ao-hiv-prep/.
A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Souza Saraiva da Silva, informa que a campanha “Dezembro Vermelho” ainda pretende estimular a população para realizar o teste rápido para HIV, disponível em 193 UBSs e que pode ser realizado sem estrutura laboratorial, com o resultado disponível em 30 minutos.
“O teste rápido é importante para que se tenha um diagnóstico o mais precoce possível. A pessoa pode ter o HIV e não saber. E sem o diagnóstico, poderá ter relações sexuais sem preservativo, aumentando o risco de transmissão para o parceiro. O que também é grave é que essa pessoa, sem o diagnóstico, não inicie o tratamento e tenha maior risco de desenvolver a Aids ou outras infecções, o que pode levar ao óbito”, explicou Thayná Silva.
Neste ano, a Semsa realizou mais de 180 mil testes rápidos nas 193 UBSs que oferecem o exame, incluindo os testes para sífilis, hepatites B e C, e HIV.
Em relação ao atendimento às pessoas vivendo com HIV, Thayná Silva lembra que este ano houve ampliação na oferta do serviço na rede municipal de saúde. “A Semsa passou a oferecer o manejo clínico do HIV em mais cinco UBSs neste ano, finalizando o ano com um total de oito UBSs, além de manter quatro Serviços de Atendimento Especializado (SAE/HIV) para pessoas vivendo com HIV”, apontou Thayná.
Casos
No período de janeiro a novembro deste ano, Manaus registrou 1.294 novos casos de HIV em adultos residentes na cidade. O sexo masculino apresenta maior número de casos, em uma razão de 3,4 casos em homens para cada caso em mulheres.
O maior número de casos está concentrado na população jovem com vida sexual/reprodutiva ativa, na faixa etária entre 10 a 39 anos com 78,9% dos casos.
Em relação aos casos novos de Aids registrados para o mesmo período, foram identificados 346, com predominância no sexo de nascimento masculino e na faixa etária de 20 a 39 anos em 57,9% dos casos.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Raul Gil é demitido do SBT após 14 anos
Prefeito David Almeida anuncia permanência de mais dois secretários para seu próximo mandato
TikTok enfrenta ultimato nos EUA: venda ou banimento até janeiro
Milhares fogem de Homs em meio a avanço relâmpago de rebeldes, na Síria
Mattel enfrenta processo milionário nos EUA após link de site pornô ser incluído em caixas de bonecas
Motociclista morre após acidente com carro na zona Centro-Sul de Manaus