A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), reforçou as ações de limpeza na orla do rio Negro e nas lixeiras flutuantes da cidade. Nesta sexta-feira (14/3), equipes atuaram na marina do Davi, nas balsas da Panair, na orla do porto de São Raimundo e Glória, além da Manaus Moderna, incluindo o mirante Lúcia Almeida.
A operação ocorre semanalmente com a balsa da Semulsp percorrendo o rio Negro para esvaziar lixeiras flutuantes e recolher resíduos em comunidades indígenas e ribeirinhas. Além da coleta, a equipe realiza ações de conscientização sobre o descarte correto do lixo e preservação ambiental.
De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, mesmo com a instalação de ecobarreiras nos igarapés que deságuam no rio Negro, o descarte irregular de resíduos continua sendo um desafio. Ele destacou a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.
A manutenção da orla beneficia diretamente o turismo e a economia local, garantindo espaços mais limpos e seguros para visitantes e comerciantes. Além disso, a redução da poluição nas águas preserva a fauna aquática e sustenta atividades como a pesca e o transporte fluvial.
A Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com ações contínuas para manter o equilíbrio ambiental e fortalecer o turismo sustentável na região.
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
(Fotos – Divulgação/Semulsp)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja