A Prefeitura de Manaus recebeu a doação de equipamentos multimídia e oito mil unidades de discos de avaliação nutricional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A entrega foi realizada por meio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), que já desenvolve uma série de trabalhos com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O recebimento dos equipamentos aconteceu na Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), que é vinculada à Semsa, nesta quarta-feira, 28/3.
O material multimídia será utilizado na qualificação, pesquisa e extensão na área de saúde pública e os discos de avaliação nutricional serão utilizados na rede básica de saúde da capital. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a entrega dos equipamentos fortalece a união entre Semsa e Unicef, que por meio da Adra, vem realizando uma série de ações com o objetivo de aprimorar a oferta de serviços na atenção básica em saúde.
“Recebemos uma sala multimídia, que vai facilitar muito a realização de ações de educação permanente junto aos servidores e também os discos, que irão facilitar a avaliação nutricional na rede de atenção básica. Estamos muito felizes com essa parceria que está cada vez mais forte”, assinala a titular da Semsa.
O fortalecimento da promoção da saúde na atenção primária é apontado pela diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, como a base do sucesso da parceria entre Semsa e Unicef.
“Os discos vão qualificar ainda mais o trabalho que fazemos nas unidades, porque vão permitir que a avaliação nutricional da população aconteça de uma forma muito mais segura e assertiva, permitindo uma intervenção antes que um problema como obesidade, por exemplo, gere prejuízos à saúde do usuário. Essas parcerias com o terceiro setor possibilita que a Semsa ofereça um serviço cada vez mais qualificado à população”, acentua a diretora.
A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, pontua que um dos pontos fortes da parceria é a sustentabilidade dos projetos, que permite a continuidade das boas iniciativas. “É muito bom poder apoiar boas iniciativas e perceber que a performance das ações de saúde pode melhorar e impactar positivamente a população”.
A diretora da Esap, Karina Cerquinho, explica que a Escola apoia as equipes da Semsa na produção de conferências virtuais, aulas e outras ações de saúde. Karina reforça que as parcerias estabelecidas entre os órgãos públicos e instituições como a Unicef, são uma forma de aprimorar e aumentar o alcance das boas práticas de saúde.
“A sala multimídia, por exemplo, vai permitir que Manaus compartilhe suas boas experiências com os demais municípios do interior e com outros estados brasileiros. A parceria com a Unicef e Adra resulta de um trabalho constante, que só se fortalece com o tempo”, ressalta Karina.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Henrique Souza / Semsa
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Público de 105 mil pessoas movimenta a segunda noite do ‘Manaus Passo a Paço 2024’
set
Brasil faz história nas Paralimpíadas com oito medalhas em um dia e sobe para sétimo lugar no quadro geral
set
Brasileiros ainda têm R$8,56 bi em valores a receber, informa BC
set
Presidente Lula demite Ministro Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
set
DJ Alok doa 200 toneladas de alimentos para famílias afetadas pela seca no Amazonas
set
Whindersson Nunes retorna a Manaus com novo espetáculo “Efeito Borboleta”
set