A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), recolheu cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em vias, igarapés e terrenos baldios da capital durante o mês de setembro. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 13/10, e refletem não apenas o trabalho das equipes de limpeza, mas também o ainda elevado índice de descarte irregular na cidade.
“A Prefeitura de Manaus trabalha todos os dias para manter a cidade limpa e saudável. Mas o número de pneus retirados mostra que o descarte irregular ainda é grande. Precisamos da colaboração de todos — empresas, comerciantes e população — para que esse material tenha o destino correto”, afirmou o titular da Semulsp, Sabá Reis.
O recolhimento de pneus faz parte das ações de sustentabilidade da Semulsp e segue as diretrizes da Lei da Logística Reversa, que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a garantirem o destino ambientalmente adequado dos produtos após o uso.
Empresas que vendem ou trocam pneus devem encaminhar o material usado a locais licenciados para reciclagem ou coprocessamento, evitando impactos como alagamentos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Na última sexta-feira, 10/10, oito empresas foram autuadas por órgãos ambientais por não comprovarem a destinação correta dos pneus. A ação teve caráter preventivo e inibitório e reforçou as campanhas de conscientização conduzidas pela Semulsp.
Destino correto dos pneus
Todo o material recolhido pela Semulsp é encaminhado à Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada em 2007 pelos fabricantes de pneus novos no Brasil. O programa é reconhecido pelo Ibama e responsável por gerenciar a coleta e destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis em todo o país.
A Reciclanip mantém parceria com a Semulsp e opera um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Puraquequara, zona Leste.
Após a triagem, o material é encaminhado para coprocessamento em cimenteiras e indústrias especializadas, sendo reaproveitado como combustível alternativo ou transformado em produtos reciclados, como pisos, tapetes e solados de calçados.
“Quem ama Manaus, não joga pneu na rua. A Semulsp recolhe e encaminha para o local correto que garante o reaproveitamento e o destino responsável. Mas precisamos da consciência de todos para acabar com essa prática irregular”, destacou Sabá Reis.
Colaboração popular
A população pode colaborar acionando o Disk Semulsp, pelo WhatsApp (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738, sempre que identificar pontos de descarte irregular.
“Manter Manaus limpa é uma responsabilidade compartilhada. O poder público faz a parte dele, mas precisamos que cada cidadão também faça a sua”, concluiu Sabá Reis.
(Texto – Dora Tupinambá / Semulsp. Fotos – Divulgação / Semulsp)
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas
Prefeitura recolhe cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em Manaus no mês de setembro
Último dia de inscrição para o concurso da Aleam: mais de 60 mil candidatos já garantiram participação
Afya Educação Médica oferece consultas gratuitas em Endocrinologia Pediátrica
Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher