Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou nesta sexta-feira, 3/3, do lançamento realizado pelo governador Wilson Lima, do pacote de investimentos para área esportiva no valor de R$ 8,4 milhões. Além do incentivo financeiro que deve estimular os atletas, o pacote também prevê a implementação dos projetos Formando Campeões e Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, que irá apoiar, de imediato, 14 atletas amazonenses pré-olímpicos.
“O esporte, sem dúvida, é uma importante ferramenta de inclusão social. Ajuda a tirar crianças e adolescentes das ruas, diminuindo os riscos da marginalidade. Promove a integração entre as comunidades sem falar, é claro, na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Também na Aleam, nós incentivamos a prática esportiva porque enxergamos no esporte um importante e indispensável caminho para uma vida melhor. Parabenizo o governador Wilson Lima por sempre incentivar o esporte em todas as esferas, comunitárias, de base e de alto rendimento”, falou.
No evento, o governador anunciou o pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022, que visa contribuir para formar mais atletas amazonenses no cenário nacional e internacional. Serão contemplados 89 atletas, desde a base, paratletas, de alto rendimento e alto rendimento olímpico.
Foi anunciado ainda a ampliação do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior, o +Pelci, que passa a alcançar 15 mil jovens e crianças em todo o Amazonas. São cinco mil a mais, além dos 10 mil já atendidos por meio dos projetos Mais Futevôlei nos Bairros, Escolinhas nos Bairros e Campeões da Vila que fazem parte do +Pelci. Atualmente, o programa atende 35 núcleos na capital e seis polos nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.
Outro investimento que será executado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) é o projeto Formando Campeões. O projeto tem o objetivo de apoiar a formação de mais de 500 jovens de diferentes zonas da capital com potencial competidor por meio da inclusão de crianças e adolescentes à prática do esporte, na modalidade de lutas marciais, auxiliando no desenvolvimento físico, psíquico e social.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja