O deputado estadual Roberto Cidade (UB) presidiu nesta quinta-feira (27/6) a última sessão plenária antes do recesso do primeiro semestre da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e fez um breve balanço de sua atuação parlamentar. Dentre os temas destacados estão a implementação do vestibular gratuito aos estudantes em vulnerabilidade social, a Lei que incentiva a contratação de mães solo, a defesa da recuperação da BR-319 e o protagonismo da Casa em auxílio ao povo gaúcho em razão do desastre ambiental registrado no Rio Grande do Sul.
“O primeiro semestre foi de muito trabalho, boas entregas, de diálogo e ações em favor do povo do Amazonas. Saímos destes primeiros seis meses do ano com a pauta de projetos zerada e já em construção para o semestre que se inicia. O recesso será apenas para as atividades do plenário, a Assembleia Legislativa e o meu gabinete continuarão de portas abertas para atender as demandas que chegarem”, afirmou o deputado presidente.
No primeiro semestre, o parlamentar teve aprovadas Leis e apresentou Projetos de Leis para diversas áreas, entre elas saúde, educação, mulher, criança e adolescente, meio ambiente, consumidor, social, empreendedorismo, além de requerimentos e indicações ao Governo do Estado.
Educação
Para oportunizar melhores condições de competitividade no vestibular que se aproxima, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) colocou em prática o Pré-Vest, um curso pré-vestibular on-line totalmente gratuito.
O Pré-Vest cumpre as premissas da Lei nº 5.632 de 2021, de autoria do presidente Cidade, que autoriza o Governo do Amazonas a criar o Curso de Pré-Vestibular gratuito para os jovens de baixa renda. A expectativa é de que mais de 200 mil alunos acessem o Pré-Vest.
BR-319
Um dos principais gargalos regionais e uma das bandeiras prioritárias do deputado presidente é a pavimentação da BR-319. Por esse motivo, ele recebeu com entusiasmo o relatório final do grupo de trabalho do Ministério dos Transportes responsável pela análise do projeto de pavimentação da rodovia que aponta que a obra é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável, com um custo estimado de aproximadamente R$ 2 bilhões.
“Tornar a BR-319 transitável em toda a sua extensão não é capricho nosso, mas uma questão de sobrevivência. Esse relatório reforça o que sempre defendemos e, com a rodovia recuperada, teremos melhoria econômica, social e logística. Sofremos muito durante a pandemia da Covid-19 e durante a estiagem. Nossa luta agora será para que o Governo Federal cumpra com seu papel e nos tire do isolamento”, declarou.
Mulher
Um dos mais importantes instrumentos de proteção e garantia de direitos das mulheres no Estado, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chegou ao seu primeiro ano de atuação com mais de cinco mil atendimentos oferecidos à população feminina. Instalada sob a presidência do deputado Cidade, a Procuradoria da Mulher tornou-se, no decorrer desse primeiro ano, um dos principais protagonistas da rede de proteção às mulheres no Amazonas.
Na esteira da atenção à mulher, o deputado presidente é o autor da Lei nº 6.817 de 2024, que determina a implementação do Programa de Incentivo ao Emprego para Mães Solo. A Lei é voltada à mulher provedora de família monoparental, registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com dependentes de até 18 anos de idade.
Segundo as diretrizes do programa, a intenção é mobilizar empresas e estabelecimentos comerciais a disponibilizarem vagas de emprego e/ou estabelecerem relações comerciais e de serviços com as mães solo. Prevê, ainda, além da inserção de mãe solo no mercado de trabalho, combater a desigualdade salarial entre homens e mulheres.
Feclam
Evento consolidado no calendário oficial da Assembleia Legislativa, o Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam 2024) reuniu vereadores e representantes das Câmaras Municipais de todos os municípios do interior do Estado, na quarta edição do evento, realizada em abril.
“O Feclam é uma iniciativa inovadora, que tem como principal objetivo a valorização da atividade legislativa. A missão dos legisladores não é apenas criar leis. É também ajudar o Executivo a aprovar projetos capazes de melhorar a vida da população. O Amazonas é um Estado de riquezas incalculáveis e, também, de desafios únicos, daí a importância do Feclam que é o maior do gênero no País”, afirmou.
Rio Grande do Sul
A solidariedade do povo amazonense foi mais uma vez comprovada com a campanha feita pela Aleam que, em apenas uma semana, arrecadou 15 toneladas de suprimentos, entre água, alimentos, roupas, calçados e ração animal para enviar para o Rio Grande do Sul.
“A Assembleia deu a sua demonstração de solidariedade e colaborou para diminuir com o sofrimento do povo do Rio Grande do Sul. Isso só foi possível graças ao envolvimento de todos os deputados estaduais e dos servidores da Casa”, disse.
A Aleam também ajudou o povo gaúcho, por meio da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), com o resgate e atendimento de animais por meio de uma equipe da CPAMA e de um grupo voluntário de médicos veterinários.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carreta da Saúde realiza atendimentos no bairro Jorge Teixeira, a partir de amanhã (07)
out
Brasil vence Argentina e conquista o hexacampeonato na Copa do Mundo de Futsal
out
“Nossas propostas estão na boca do povo”, destaca Roberto Cidade ao votar neste domingo, confiante no segundo turno
out
Mulher morre esmagada ao salvar filha de atropelamento por caminhão
out
Roberto Cidade derrota Alberto Neto em mais um processo no TRE e ganha 44 inserções de direito de resposta
out
Acidente fatal na zona Norte: Jovem de 27 anos perde a vida em acidente de trânsito
out