A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participou nesta quinta-feira, 22/6, em Palmas (TO) da 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico. A comitiva foi liderada pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), e composta pelos deputados Sinésio Campos (PT), Mário César Filho (UB) e Adjuto Afonso (UB).
Tendo como principais temas debatidos a regularização fundiária e o licenciamento ambiental, a reunião foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e contou com a presença de parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.
“A Assembleia Legislativa do Amazonas participa dessa reunião ampliada do Parlamento Amazônico com uma bancada de quatro deputados estaduais e vem com o intuito de contribuir com o fortalecimento das Casas Legislativas do Norte do país. É importante falar de regulação fundiária, esse que é um tema extremamente importante. Nós temos ali no sul do Amazonas áreas que precisam ser exploradas de forma consciente, principalmente nos municípios de Apuí, Manicoré e Humaitá. A Amazonas é um estado muito próspero e que precisa ter outras oportunidades, além da Zona Franca de Manaus. Essa troca de conhecimento é importante porque nos faz ver que apesar de termos dificuldades específicas podemos evoluir nas discussões e chegar a um denominador comum que nos faça ser ouvidos e atendidos nas demandas por parte do Governo Federal”, afirmou.
Cidade falou ainda que esses encontros regionais e periódicos tendem a fortalecer o Legislativo diante das demais esferas de Poder e, consequentemente, as bandeiras defendidas pelos representantes do Norte.
“Hoje é um dia importante em que mais uma vez os estados do Norte se reúnem para debater pautas importantes e positivas de cada Estado especificamente, mas acima de tudo para que possamos unir forças para juntos ir à Brasília e defender as nossas pautas. Espero que possamos evoluir e que o Governo Federal dê um olhar diferenciado para o Norte e para as nossas demandas. Estou e sempre estarei à disposição para essa troca de conhecimentos que fortalece as Casas Legislativas”, reforçou.
Medalha
O evento contou com uma palestra do secretário Nacional de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Moisés Savian.
Durante a reunião, o deputado Sinésio Campos, vice-presidente do Parlamento Amazônico, foi agraciado com a mais alta condecoração da Aleto, a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo em reconhecimento à sua atuação pela implementação das emendas parlamentares em todas as Assembleias Legislativas da Amazônia Legal.
Parlamento Amazônico
O Parlamento Amazônico é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência. Reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.
Tem como compromisso reunir os deputados estaduais, a cada mês, em uma unidade federativa (estado) que integram a Associação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Público de 105 mil pessoas movimenta a segunda noite do ‘Manaus Passo a Paço 2024’
set
Brasil faz história nas Paralimpíadas com oito medalhas em um dia e sobe para sétimo lugar no quadro geral
set
Brasileiros ainda têm R$8,56 bi em valores a receber, informa BC
set
Presidente Lula demite Ministro Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
set
DJ Alok doa 200 toneladas de alimentos para famílias afetadas pela seca no Amazonas
set
Whindersson Nunes retorna a Manaus com novo espetáculo “Efeito Borboleta”
set