A desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Mirza Telma, foi homenageada nesta quinta-feira, 11/4, com o Título de Cidadã Amazonense pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Natural de Belém (PA), a magistrada foi homenageada com a outorga a partir de propositura do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do Legislativo Estadual.
“A doutora Mirza Telma tem se destacado ao longo de sua carreira como jurista e magistrada. Seu papel no Tribunal de Justiça tem sido fundamental para assegurar a justiça e a equidade. Para mim é uma honra ser o autor dessa propositura, que foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais. Hoje, a senhora se torna, de fato e de direito, uma cidadã amazonense. Paraense de nascimento, ela se veste hoje com as cores da bandeira do Amazonas para receber essa homenagem. É uma mulher humilde e guerreira, que contribuiu e continuará muito com o nosso Estado. Parabéns por esse título que há muito lhe é seu por direito”, parabenizou o deputado presidente.
A homenageada, que é magistrada desde 1989, com atuação nas Comarcas de Santo Antônio do Içá; Beruri; Novo Airão; São Paulo de Olivença; do Careiro Castanho e de Barcelos, além de ter atuado, em Manaus, no Tribunal Regional Eleitoral (na 31.ª e 40.ª zonas eleitorais) e exercido atividades diversas no Tribunal de Justiça do Amazonas, agradeceu pela homenagem e recordou brevemente sobre a sua trajetória em mais de 30 anos dedicados à magistratura do Amazonas.
“Tenho como regra buscar fazer o melhor para que, com bom senso e simplicidade, promova a Justiça. Este dia, certamente, ficará marcado no meu coração. Gratidão à minha amada mãezinha, Elza Marques, por toda trajetória. Agradeço ao presidente Roberto Cidade por essa homenagem que me enche de orgulho. Sempre me considerei amazonense e hoje recebo esse título que coroa minha vivência neste Estado. Fui muito feliz nas comarcas pelas quais passei, isso me fez conhecer esse imenso Estado que amo e do qual, orgulhosamente, me torno hoje cidadã. Tenho a honra de, por meio desse título, ser cidadã amazonense. Ele concretiza o que o meu coração sempre disse: sou filha desta terra acolhedora, formada por gente brava, sonhadora e lutadora”, declarou a homenageada.
“Ser amazonense é estar no maior Estado da confederação, que vive com uma população sem logística, é lutar contra tudo e contra todos para preservar o nosso polo industrial, mas na hora de ajudar é só o nosso povo que tem se sacrificar. É receber o próximo, é abraçar, é ser amoroso com as pessoas e se importar com o próximo. Em nome do plenário falo sobre a nossa admiração pelo lugar de destaque que a senhora conquistou ao chegar ao topo da profissão. Nos orgulha lhe ver nesse espaço de poder. Hoje a senhora está sendo promovida à amazônida e hoje a senhora se torna uma caboquinha igual a gente”, falou, em nome do plenário Ruy Araújo, a deputada Alessandra Campelo.
Formação Acadêmica
Mirza Telma é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal pela mesma instituição, em Direito Civil e Processo Civil (Ciesa) e em Direito Constitucional pela Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) e mestranda em Função Social do Direito, da Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rock nacional dos anos 80 e 90 agita Manaus com shows de ‘Nenhum de Nós’ e ‘Uns e Outros’
nov
Manaus oferece desconto de até 50% no IPTU 2025: veja como participar
nov
Carol Alves, atleta amazonense, conquista título na Romênia e garante vaga para o Mr. Olympia 2025
nov
PEC para fim da escala 6×1 gera divergências entre parlamentares do AM e mobiliza redes sociais
nov
Suspeito de assassinar enfermeiro em Manaus é capturado em Rondônia
nov
Divulgação antecipada do gabarito oficial do Enem é anunciada pelo MEC
nov