O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), encaminhou requerimento ao Ministério de Minas e Energia solicitando intervenção urgente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus). O município enfrenta apagões constantes há meses, afetando moradores da sede e de comunidades rurais.
No documento encaminhado ao ministro Alexandre Silveira de Oliveira, o deputado pede a criação de um plano emergencial, gerenciado pelo Governo Federal, para casos de crise elétrica e implementação de fontes de energia alternativa nas comunidades do Estado do Amazonas.
“É inaceitável o que a Amazonas Energia vem fazendo o povo de Manicoré passar há meses. Na semana passada, eles soltaram uma nota informando que o serviço só deve ser restabelecido no final de outubro. Quer dizer então que Manicoré pode ficar quase um ano sem energia elétrica? Isso é inconcebível. O Ministério de Minas e Energia precisa intervir e dar, mesmo que de forma paliativa, uma solução para a população que está sendo impactada”, cobrou Cidade.
Na semana passada, a concessionária Amazonas Energia informou, em nota oficial, que a interrupção no fornecimento de energia foi causada pelo rompimento de um cabo subaquático, o que afetou diversas comunidades rurais.
A empresa afirmou que as providências para o reparo foram iniciadas, com a solicitação da confecção de um novo cabo, cujo processo de fabricação e entrega leva de 90 a 120 dias, com previsão de restabelecimento até o fim de outubro de 2025.
Comunidades da zona rural
Desde o dia 15 de abril, o deputado vem denunciando a concessionária Amazonas Energia. Na ocasião, 15 comunidades haviam sido afetadas pela suspensão no fornecimento de energia elétrica.
“No mês passado, encaminhamos um requerimento à concessionária cobrando a realização dos reparos de forma imediata, mas, infelizmente, nada melhorou, pelo contrário, piorou”, reclamou.
Na zona rural, foram diretamente afetadas pela interrupção no fornecimento de energia elétrica as comunidades de: Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, Praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Vista Alegre e Jatuarana.
“Estamos diante de uma omissão inaceitável. Um serviço público essencial está sendo negligenciado, e isso tem impacto direto na dignidade da nossa população. Por isso, a Assembleia vai agir com rigor e, por meio de ação judicial, buscar uma solução jurídica para responsabilizar a concessionária e garantir o restabelecimento imediato da energia elétrica”, enfatizou.
(Foto: Rodrigo Brelaz)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas
Cidade Junina promete quatro dias de festa, tradição e solidariedade na Arena da Amazônia
Supermercado DB deve pagar indenização de R$ 500 mil por colocar saúde de trabalhadores em risco
Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela
Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação
Ações do Procon-AM em postos antecederam investigação nacional da AGU