O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), encaminhou requerimento ao Ministério de Minas e Energia solicitando intervenção urgente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus). O município enfrenta apagões constantes há meses, afetando moradores da sede e de comunidades rurais.
No documento encaminhado ao ministro Alexandre Silveira de Oliveira, o deputado pede a criação de um plano emergencial, gerenciado pelo Governo Federal, para casos de crise elétrica e implementação de fontes de energia alternativa nas comunidades do Estado do Amazonas.
“É inaceitável o que a Amazonas Energia vem fazendo o povo de Manicoré passar há meses. Na semana passada, eles soltaram uma nota informando que o serviço só deve ser restabelecido no final de outubro. Quer dizer então que Manicoré pode ficar quase um ano sem energia elétrica? Isso é inconcebível. O Ministério de Minas e Energia precisa intervir e dar, mesmo que de forma paliativa, uma solução para a população que está sendo impactada”, cobrou Cidade.
Na semana passada, a concessionária Amazonas Energia informou, em nota oficial, que a interrupção no fornecimento de energia foi causada pelo rompimento de um cabo subaquático, o que afetou diversas comunidades rurais.
A empresa afirmou que as providências para o reparo foram iniciadas, com a solicitação da confecção de um novo cabo, cujo processo de fabricação e entrega leva de 90 a 120 dias, com previsão de restabelecimento até o fim de outubro de 2025.
Comunidades da zona rural
Desde o dia 15 de abril, o deputado vem denunciando a concessionária Amazonas Energia. Na ocasião, 15 comunidades haviam sido afetadas pela suspensão no fornecimento de energia elétrica.
“No mês passado, encaminhamos um requerimento à concessionária cobrando a realização dos reparos de forma imediata, mas, infelizmente, nada melhorou, pelo contrário, piorou”, reclamou.
Na zona rural, foram diretamente afetadas pela interrupção no fornecimento de energia elétrica as comunidades de: Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, Praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Vista Alegre e Jatuarana.
“Estamos diante de uma omissão inaceitável. Um serviço público essencial está sendo negligenciado, e isso tem impacto direto na dignidade da nossa população. Por isso, a Assembleia vai agir com rigor e, por meio de ação judicial, buscar uma solução jurídica para responsabilizar a concessionária e garantir o restabelecimento imediato da energia elétrica”, enfatizou.
(Foto: Rodrigo Brelaz)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Frente fria provoca chuva e ventos em Manaus, mas sem queda de temperatura, diz meteorologista
Gasolina será vendida a R$ 5,60 nesta quinta-feira (29) em Manaus durante o Dia Livre de Impostos
Presidente Roberto Cidade critica abandono da BR-319 e pede mobilização: ‘Estrada é vital para o Amazonas’
Festival de Parintins 2025: Amazonastur abre chamamento público para a Praça Gastronômica
Presidente Roberto Cidade solicita intervenção do Ministério de Minas e Energia para restabelecer a energia elétrica em Manicoré
Festival da Cunhã reúne mais de 30 mil pessoas, arrecada cerca de 30 toneladas de alimentos e viabiliza plantio de 758 árvores