Com o objetivo de despoluir os igarapés de Manaus, a prefeitura criou o Programa Anjos da Floresta. Publicado no decreto nº 5.723 do Diário Oficial do Município, o programa estabelece quatro tipos de parcerias com instituições públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o Idesam; Instituto Socioambiental, o ISA; além de outras ONGs e instituições sociais.
As ecobarreiras são uma das ações implementadas pelo projeto. Essas estruturas foram instaladas nos 33 igarapés da capital e têm um papel fundamental na redução do lixo que chega aos rios. Somente com as três ecobarreiras já implantadas, foi possível recolher cerca de 60 toneladas de lixo, impedindo que esses resíduos poluíssem o rio Negro. A expectativa é de que a quantidade de resíduos diminua ainda mais com a utilização contínua das ecobarreiras.
O prefeito David Almeida destaca que o trabalho dos “Anjos da Floresta” visa recuperar os mananciais da capital no prazo de 10 a 15 anos. Além disso, há previsão de redução de gastos com limpeza pública em até 20%. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessária a conscientização de toda a população, pois o lixo é fruto do descarte irregular. A educação ambiental e o correto descarte dos resíduos sólidos são essenciais para o sucesso do projeto e para a preservação dos recursos naturais da região.
O material coletado pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) é transportado do porto Trairi, no bairro Compensa, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19 da AM-010 (Manaus – Itacoatiara). O projeto Anjos da Floresta representa um esforço conjunto para proteger os igarapés e garantir um ambiente mais saudável para todos os habitantes da cidade.


							
							
							
							
							
							
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Projeto fortalece cadeia do pirarucu e amplia alternativas de renda na Amazônia
19ª edição do Festival Bar em Bar começou nesta quinta, 30
Ipaam aplica mais de R$ 90 mil em multas por crimes ambientais na Região Metropolitana de Manaus
Presidente Roberto Cidade reforça compromisso com a dignidade menstrual e celebra avanço de políticas públicas sobre o tema
Aleam analisa projeto de autoria de Roberto Cidade que assegura autonomia na escolha de oficinas por segurados
Megaoperação no Rio de Janeiro prende traficantes do Amazonas, diz PC-RJ