Com o objetivo de despoluir os igarapés de Manaus, a prefeitura criou o Programa Anjos da Floresta. Publicado no decreto nº 5.723 do Diário Oficial do Município, o programa estabelece quatro tipos de parcerias com instituições públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o Idesam; Instituto Socioambiental, o ISA; além de outras ONGs e instituições sociais.
As ecobarreiras são uma das ações implementadas pelo projeto. Essas estruturas foram instaladas nos 33 igarapés da capital e têm um papel fundamental na redução do lixo que chega aos rios. Somente com as três ecobarreiras já implantadas, foi possível recolher cerca de 60 toneladas de lixo, impedindo que esses resíduos poluíssem o rio Negro. A expectativa é de que a quantidade de resíduos diminua ainda mais com a utilização contínua das ecobarreiras.
O prefeito David Almeida destaca que o trabalho dos “Anjos da Floresta” visa recuperar os mananciais da capital no prazo de 10 a 15 anos. Além disso, há previsão de redução de gastos com limpeza pública em até 20%. No entanto, para alcançar esse objetivo, é necessária a conscientização de toda a população, pois o lixo é fruto do descarte irregular. A educação ambiental e o correto descarte dos resíduos sólidos são essenciais para o sucesso do projeto e para a preservação dos recursos naturais da região.
O material coletado pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) é transportado do porto Trairi, no bairro Compensa, zona Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19 da AM-010 (Manaus – Itacoatiara). O projeto Anjos da Floresta representa um esforço conjunto para proteger os igarapés e garantir um ambiente mais saudável para todos os habitantes da cidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça do Trabalho reconhece direito de greve dos rodoviários e determina circulação mínima de ônibus em Manaus
Justiça atende pedido do Ministério Público e mantém pagamento em dinheiro da passagem de ônibus
Atuação do MP assegura penalidade por presença de adolescentes e venda de álcool em festa na zona norte de Manaus
Ipaam registra queda de 52,46% no desmatamento e 64,72% nos focos de calor no mês de junho
Festival Ayédùn Artes Integradas estreia em Manaus com celebração performática da arte como cura e resistência
No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade