A declaração de utilidade pública permite às instituições a possibilidade de recebimento de doações de pessoas jurídicas, de bens apreendidos ou abandonados, permite a habilitação em editais públicos, entre outros. Em muitos casos, é somente por meio desta declaração que a sociedade civil organizada consegue manter as atividades em suas áreas de atuação.
E com o intuito de auxiliar instituições locais, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou Projetos de Lei (PL) que declaram os institutos Novos Líderes do Amazonas, Joana Galante e Vida Abundante, além da Associação Desportiva Libertad Futebol Esporte Clube como organizações de utilidade pública.
“É importante que auxiliemos as instituições a se manterem, que tenham a possibilidade de serem beneficiadas a partir de doações, apreensões, editais públicos. Temos, no Estado e nos municípios, iniciativas que garantem às instituições meios de se solidificarem, de melhorarem e expandirem as ações que já são realizadas pelas organizações sociais. A partir da declaração de utilidade públicas, essas organizações podem realizar suas atividades de uma forma melhor estruturada”, esclareceu.
Com a iniciativa de Cidade, por meio do Projeto de Lei nº 379/2022, o Instituto Novos Líderes do Amazonas foi declarado como de Utilidade Pública. Localizado no bairro de Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, o Instituto Novos Líderes, fundado em 2001, é voltado à formação e capacitação de novas lideranças empresariais e políticas nas comunidades carentes.
É do parlamentar ainda o PL nº 445/2022, transformado na Lei 6151/2022, que declara como de Utilidade Pública a Associação Desportiva Libertad Futebol Esporte Clube. Com sede no bairro Grande Vitória, zona Norte, a associação atende famílias em situação de vulnerabilidade social há 14 anos através de programas educacionais, culturais, técnicos, esportivos e recreativos.
Também é de iniciativa do parlamentar a Lei nº 5.974/2022, que declara o Instituto Joana Galante como de utilidade pública. Com mais de 20 anos de existência, o Joana Galante está sediado na avenida Tefé, Japiim, zona Centro-Sul, e tem como finalidade colaborar com a melhoria de vida de mulheres vítimas de abusos e/ou com enfermidades.
Por meio do Instituto Joana Galante, as mulheres são encaminhadas para consultas e exames, cirurgias; encaminhamento para expedição de documentos pessoais e para solicitação de benefícios sociais.
A Lei nº 6.011/2022, também de autoria do presidente da Aleam, declara como utilidade pública o Instituto Vida Abundante, sediado no Ramal do Pau Rosa, Monte das Oliveiras, zona Norte. A instituição foi fundada em 2015 e tem como finalidade promover o bem-estar em comunidades carentes por meio de programas e ações sociais que visem amparar o ser humano em suas necessidades básicas e na garantia de direitos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Neymar celebra chegada de Memphis Depay ao Corinthians
set
Erro de comunicação: contrato de Memphis Depay com o Corinthians é corrigido
set
Atlético-MG e São Paulo decidem vaga nas semifinais da Copa do Brasil
set
Coligação de Roberto Cidade faz quatro caminhadas simultâneas em bairros de Manaus
set
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais, nesta semana
set
Prefeitura decreta situação de emergência em razão da estiagem
set