Como forma de incentivar a agricultura familiar e o cooperativismo no Estado, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 18/2023, que visa impulsionar a economia primária por meio de melhorias nos métodos de cultivo incentivando o acesso a formas mais produtivas e por meio de tecnologias mais modernas.
“Nossa proposta tem o objetivo de proporcionar mecanismos que permitam ter uma maior produtividade por área cultivada ou explorada, dentro dos padrões legais de exploração. Queremos resguardar o produtor que cultiva para o consumo próprio e para comercialização, além de toda a produção agrícola, seja animal ou vegetal. Com certeza, se os produtores tiverem melhores condições, mais organizados e estruturados irão atender melhor ao mercado e também a sua própria subsistência”, defendeu.
Conforme o Projeto de Lei, a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo e Agricultura Familiar prevê o fomento ao cooperativismo; a progressiva regularização das sociedades cooperativas; apoio técnico e operacional ao cooperativismo da agricultura familiar promovendo parcerias operacionais; estimular a organização social por meio de cooperativa de agricultores familiares, econômica e cultural nos diversos ramos de atuação;
Além de propiciar maior capacitação dos cidadãos ou associados das cooperativas de agricultores familiares, na melhoria em gestão e no uso das tecnologias existentes; estimular a captação e a disponibilização de recursos financeiros; criar política que viabiliza a autossustentação do cooperativismo voltado aos agricultores e agricultoras familiares, entre outros.
“Nossa região tem grande potencial de desenvolvimento, mas é preciso que os meios mais adequados sejam disponibilizados. Não é possível que continuemos a importar produtos que tipicamente são nossos, como o tambaqui, por exemplo. Hoje nosso consumo vem em grande parte de Rondônia. Temos muito a contribuir com a economia do Amazonas na questão primária e a nossa proposta tem esse objetivo”, afirmou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026