Renda extra em 2023: 10 dicas de como conseguir uma graninha a mais

O ano começou e orçamento continua apertado? Uma saída para resolver essa situação, ou pelo menos ajudar a pagar as contas e economizar um pouco a cada mês, é buscar uma renda extra em 2023

  • Digitador on-line
    Parece fácil demais, mas isso existe mesmo. É possível ganhar um dinheiro extra digitando. Você pode se cadastrar nas plataformas de trabalho freelancer como digitador on-line e começar a buscar trabalhos desse tipo. Dois desses sites são o Workanae o 99 Freelas. Além deles, existe uma plataforma específica para esse tipo de trabalho: a Happy Scriber. Nesse tipo de função, a pessoa geralmente ouve vídeos e lives produzidos para a internet e transcreve o que foi dito ali, para transformando em conteúdo escrito.
  • Afiliado digital
    Outra opção é ganhar dinheiro oferecendo produtos de empresas como a Shopee e a Shein. A principal diferença entre as duas é que a primeira trabalha com uma gama maior de categorias de produtos, enquanto a segunda foca em artigos de moda. As duas são bem famosas, e caíram no gosto de muitos consumidores. Então, o trabalho de divulgação e credibilidade da marca já foi feito.Para ganhar uma renda extra com essas marcas é preciso se cadastrar nessas lojas como afiliado digital. O segundo passo é criar um perfil no Instagram (ou usar o seu pessoal) para fazer propaganda dos produtos. As marcas já disponibilizam vídeos para isso, que podem ser publicados na sua conta junto com o seu link de afiliado.

A cada venda feita você ganha uma comissão, que costuma variar entre 10% e 20% do valor da transação. Bons afiliados digitais são criativos e criam conteúdo em suas redes sociais para impulsionar ainda mais as vendas. Um exemplo? O app da Shein permite encontrar peças de roupas na loja a partir de fotos que você tira. Então, é possível sugerir a compra do look de uma famosa com peças da Shein.

  • Cupons digitais
    Tem gente ganhando dinheiro fotografando cupons fiscais e enviando para aplicativos específicos. Por meio de um app você escaneia o QR Code do cupom fiscal, o que pode gerar um cashback em cima do valor total do cupom ou um valor fixo por cupom enviado. E não importa quem é o “dono” do cupom. Eles podem ser seus ou de qualquer outra pessoa. Seguem três dicas de aplicativos para você testar: MéliuzOláNotaDinheiro na Nota.
  • Suporte para cursos online
    Houve uma explosão de cursos online nos últimos anos e nem todo mundo que oferece esse serviço tem uma equipe para fazer a gestão do curso, o que inclui a pré-venda, o gerenciamento das pessoas interessadas, a gestão dos alunos, a criação dos grupos para cada turma, geração de links etc.Para fazer isso, é preciso aprender o trabalho! Então, se você quer ganhar renda extra com a gestão desses cursos, a dica é estudar esse mercado. Quando se sentir preparado, vale se cadastrar nos sites de trabalho freelancer mencionados no item 1 ou prospectar diretamente as pessoas que vendem cursos pela internet, mas que ainda não têm uma equipe para fazer a gestão desse curso. Normalmente são pessoas que estão começando a oferecer cursos digitais. Esse profissional cobra entre R$ 1 mil e R$ 2 mil por projeto, para fazer o suporte de um curso.
  • Responder pesquisas online
    Você pode conseguir uma renda extra respondendo a pesquisas online. São questionários sobre marcas, produtos e serviços dos quais você participa com o seu celular. Plataformas que trabalham dessa forma: My IyoPiniOnToluna.
  • Vender milhas do cartão de crédito
    Quem tem cartão de crédito e pontos acumulados pode transformá-los em milhas vender. O primeiro passo é escolher um dos programas das companhias aéreas, se cadastrar e converter os pontos do cartão para milhas. Depois use um site como o MaxMilhasou o 123Milhas para vendê-las.
  • Assistente virtual
    Outro trabalho que dá para fazer em parte do seu tempo, para ter uma renda extra, é o de assistente virtual. O escopo do trabalho varia dependendo do contrato, mas pode incluir digitalização de documentos, organização de agenda, pagamentos, tudo o que envolve o trabalho de um assistente ou secretário. As plataformas de trabalhos freelancers citadas no item 1 deste artigo oferecem vagas desse tipo.
  • Revendedor de produtos
    Esse é um trabalho que de novo não tem nada. É algo bem antigo, mas que ainda funciona. Aqui, o caminho é escolher de qual marca ser revendedor, e se especializar nela, ou tomar a decisão de trabalhar com um tipo de produto – maquiagem, por exemplo – e revender diferentes marcas, como EudoraAvonNatura

Hoje em dia, não é preciso mais oferecer o produto pessoalmente, de porta em porta, como se fazia antes. Agora, muitas empresas disponibilizam um link para o revendedor, e ele faz as vendas a partir dali, ganhando sua comissão. São muitas opções de marcas que atuam dessa forma. Além das tradicionais de maquiagem, existem, por exemplo, a DoTerra e a Phytoterápica, de óleos essenciais. Vale entender com qual produto você se identifica e terá mais facilidade para vender.

  • Cliente oculto
    O cliente oculto realiza a experiência de compra em uma loja e compartilha suas impressões sobre diferentes aspectos, desde o atendimento até o ambiente. No PiniOné possível se cadastrar para atuar como cliente oculto, assim como na Sax.
  • Cuidar de pets
    Se você gosta de animais de estimação, uma possibilidade de renda extra é oferecer o trabalho de passeador de cachorro no seu bairro ou até mesmo de “pet sitter” para cães, gatos, aves, peixes etc. Nessa última opção, você recebe o pet na sua casa enquanto seus donos estão viajando, ou se compromete a fazer visitas regulares ao bichinho na casa dele nesse período de ausência do tutor. É possível anunciar diretamente no seu bairro, com panfletos ou mesmo no boca-ouvido, ou então se cadastrar em sites como o Dog Heroe PetAnjo.

 

Por Exame.com

Compartilhe: