O Rio Negro, o segundo maior afluente do Rio Amazonas, registrou uma queda alarmante de 5,32 metros em seu nível de água durante o mês de agosto de 2024. Este volume representa um aumento de 73% em relação ao mesmo período de 2023, quando o rio secou 3,06 metros. A situação preocupa autoridades e moradores da região, que já enfrentam os efeitos de uma estiagem severa.
De acordo com a Defesa Civil, na manhã de 1º de setembro, o nível do Rio Negro em Manaus estava em 19,77 metros, 3,83 metros a menos do que no mesmo dia do ano anterior, quando o nível era de 23,60 metros. A tendência de queda contínua sugere que o rio pode se aproximar do recorde de estiagem de 2023, quando os níveis chegaram a 12,70 metros em outubro.
O Rio Negro, que nasce na Colômbia com o nome de Guainía e percorre cerca de 1.700 quilômetros até se unir ao Rio Solimões para formar o Rio Amazonas, é vital para a vida e a economia das comunidades ribeirinhas. No Brasil, ele passa por municípios como São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Manaus e Novo Airão.
LEIA TAMBÉM
- Fumaça diminui em Manaus, mas continua a castigar cidades do interior do Amazonas
- Crise ambiental: Queimadas na Amazônia e no Pantanal afetam regiões do Brasil e países vizinhos
- Rio Negro registra queda acelerada: nível diminui 24 cm em um dia
- Rio Negro atinge nível crítico de vazante em Manaus com 22,76 metros
Em São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia, o nível do rio está a apenas 4,83 metros de alcançar a cota histórica de fevereiro de 1992, quando as águas chegaram a 3,30 metros. Na manhã de 1º de setembro, o volume medido era de 8,13 metros.
A seca dos rios já afeta mais de 300 mil pessoas no Amazonas. O governador Wilson Lima declarou estado de emergência em todos os 62 municípios do estado, permitindo que as gestões municipal e estadual busquem recursos extras para enfrentar a crise. Entre as medidas adotadas estão a distribuição de 100 caixas d’água, 25 purificadores de água, seis estações de tratamento de água móvel e 737,1 toneladas de alimentos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Princesa do Solimões anuncia Mastrillo Veiga como técnico para 2025
Juarez Lima, gênio das alegorias do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria
NEMA 2024: Confira tudo o que vai rolar nesta edição da Corrida-Show
Câncer Infantil: Roberto Cidade reforça Leis de sua autoria que fortalecem combate à doença
Gabaritos individuais do concurso da CMM são republicados e novo prazo para recursos é anunciado
Três veículos colidem na BR-174; carreta pega fogo em grave acidente