Para homenagear personalidades que contribuem com a sociedade amazonense e com o desenvolvimento do Estado, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fez, nesta terça-feira, 12/12, a outorga da Medalha do Mérito Legislativo. A homenageada do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), foi a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho.
“Tenho grande alegria e satisfação de poder, por meio da Medalha do Mérito Legislativo, fazer um importante reconhecimento à atuação da desembargadora Vânia Marinho. Uma exímia cidadã, que tem uma carreira construída e solidificada através do exercício da magistratura no Estado do Amazonas, com um trabalho durante muitos anos de defesa e proteção das nossas crianças e adolescentes. Mulher, mãe, servidora pública e, acima de tudo, um ser humano dedicado a promover a Justiça em nossa sociedade”, destacou.
A homenageada agradeceu pela honraria e ressaltou que a Medalha do Mérito Legislativo é um reconhecimento não apenas à sua atuação, bem como ao Judiciário do Estado do Amazonas. “Agradeço muito a generosidade de ser lembrada para essa tamanha honraria. Costumo dizer que nós, no Judiciário, não fazemos mais do que o nosso dever como servidores públicos, que é prestar uma boa jurisdição e tentar fazer com que a justiça chegue, de fato, a cada um dos amazonenses. Fico muito grata pelo reconhecimento que não é à minha pessoa exclusivamente, mas à minha instituição enquanto Poder Judiciário do estado do Amazonas”, afirmou.
Além do reconhecimento à atuação da desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, o deputado presidente parabenizou os demais homenageados. Ele lembrou que os homenageados são pessoas, amazonenses de nascimento ou de coração, que usam seu trabalho, suas funções públicas e privadas, que dedicam seus esforços para ajudar na melhoria da qualidade de vida da população do nosso Estado.
“Que honra presidir, mais uma vez, essa solenidade que homenageia, com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, personalidades que servem à sociedade amazonense com seus esforços pessoais e seus exemplos de vida. Merecer essa homenagem, mais do que uma vitória pessoal, é uma vitória coletiva. Isso porque todos que estão aqui realizaram feitos que beneficiam a sociedade e a coletividade amazonense. Esse reconhecimento é uma forma que a Assembleia Legislativa encontrou de deixar registrados na história o nosso respeito e a nossa admiração aos cidadãos que, tão generosamente, ajudam a construir o dia a dia da nossa pátria amazônica”, disse.
Cidade também destacou o pioneirismo do ex-deputado e ex-presidente da Casa Legislativa, Belarmino Lins, que foi o autor da proposta que originou a Medalha do Mérito Legislativo. “Para nossa honra e alegria temos aqui, entre os 26 homenageados, exatamente ele, que, durante sua passagem pela Assembleia Legislativa nos deixou muitos ensinamentos e um legado que escreveu seu nome em letras maiúsculas na história da política do nosso estado. Parabéns, deputado Belarmino Lins. Você merece esse reconhecimento”, falou o deputado presidente.
Medalha do Mérito
A Medalha do Mérito Legislativo é um reconhecimento da Assembleia Legislativa a personalidades que se destacaram na sociedade amazonense, em 2023. Instituída pela Resolução Legislativa nº 319/2002, a Medalha do Mérito Legislativo completa neste ano, 20 anos de existência. A honraria tem a finalidade de reconhecer as personalidades que colaboram para o desenvolvimento da sociedade amazonense.
A indicação dos agraciados é feita por cada um dos deputados estaduais; um nome é indicado pela Mesa Diretora e mais um ou dois nomes são indicados pelo Conselho de Ordem da Casa. Este ano, pela Mesa Diretora foi indicado o empresário e deputado estadual nas 17ª e 18ª Legislaturas, Orlando Gualberto Cidade Filho e pelo Conselho da Ordem, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Princesa do Solimões anuncia Mastrillo Veiga como técnico para 2025
Juarez Lima, gênio das alegorias do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria
NEMA 2024: Confira tudo o que vai rolar nesta edição da Corrida-Show
Câncer Infantil: Roberto Cidade reforça Leis de sua autoria que fortalecem combate à doença
Gabaritos individuais do concurso da CMM são republicados e novo prazo para recursos é anunciado
Três veículos colidem na BR-174; carreta pega fogo em grave acidente