Autor da Lei nº 5.414/2021, que institui a “Semana Lixo Zero” na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), reforça a importância da iniciativa que visa conscientizar os servidores sobre o descarte correto de bens inservíveis. Neste segundo ano da lei, a Aleam está trabalhando o descarte correto de lixo eletrônico.
“É importante termos a consciência de que tudo que não é descartado no local certo, volta à natureza e, consequentemente, em algum momento causa transtornos para o ser humano. Por isso é cada vez mais urgente que mudemos os maus hábitos e comecemos a adotar medidas que amenizem danos ao meio ambiente. Nossa lei tem essa proposta e, a cada ano, vem se fortalecendo e levando essa mensagem a mais pessoas. Que possamos aprender ainda mais com a programação da ‘Semana Lixo Zero’”, falou.
A abertura da semana, que é coordenada pela Diretoria de Assistência Social da Aleam, contou com as presenças de representantes de instituições como o Instituto Lixo Zero Nacional, a empresa Descarte Correto e da Mesa Redonda Panamericana, além de diretores da Assembleia.
Este ano, serão entregues ecocopos aos servidores como alternativa ao uso de copos descartáveis. “Queremos estimular os servidores a reduzirem o consumo de copos descartáveis”, explicou a diretora de Assistência Social, Jandira Moura.
Para a embaixadora do Instituto Lixo Zero Nacional em Manaus, Almira Mota, a iniciativa da Assembleia Legislativa é muito importante. “Quando o presidente Roberto Cidade propõe um projeto de lei desta natureza e começa a praticar dentro da instituição, vemos como algo muito positivo para causa ambiental. A Semana Lixo Zero já existe em mais de 200 cidades brasileiras e agora, o Amazonas, por meio da Assembleia Legislativa, também faz parte dessa corrente de responsabilidade social e ambiental, com a redução da geração de lixo e o reaproveitamento máximo dos resíduos”, afirmou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Caprichoso eleva padrão de espetáculo na segunda noite do Festival de Parintins
Transição alimentar na Amazônia brasileira: Pesquisa investiga fatores responsáveis pela mudança nos hábitos alimentares em comunidades ribeirinhas
Radares de velocidade começam a multar motoristas em Manaus a partir de 1º de julho; veja todos os pontos
Festival de Parintins 2025: Panavueiro Fest reúne grande público na primeira noite com transmissão e atrações musicais
Caprichoso emociona, impacta e faz espetáculo surpreendente na noite de retomada pelas lutas dos Povos da Floresta