Um procedimento rápido, menos invasivo, de risco baixo e que o custo não é elevado, a vasectomia tem favorecido realmente os casais que buscam um método de contracepção definitiva. Segundo o médico urologista Flávio antunes, os pacientes ficam preocupados com o processo pós-operatório, inclusive se o procedimento pode interferir na relação sexual.
“A laqueadura traz mais desconforto à mulher do que a vasectomia para o homem. É comum que a mulher sinta desconforto abdominal e pélvico nos primeiros dias. Portanto, o repouso de 30 dias para atividades físicas e para relação sexual é necessário e, pode ser indicado o uso de analgésicos para aliviar a dor, além de envolver riscos, como sangramentos, infecção e reações diversas. Já na vasectomia o procedimento é rápido, não é necessário interromper o ato sexual, não afeta a libido e a recuperação é geralmente tranquila, e a maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais em poucos dias”, destaca Antunes.
No Brasil, cerca de 55% das gestações não são planejadas, resultado da falha e desigualdade na oferta de métodos contraceptivos. A vasectomia é um dos métodos contraceptivos mais eficazes, com uma taxa de sucesso de mais de 99%.
“A vasectomia se tornou a melhor opção também porque não exige internação e é de baixo custo. Funciona com duas pinças, uma para prender e outra para puncionar o canal por onde passa o espermatozoide. Em 15 minutos a pessoa sai andando, sem dor, mas precisa ter os cuidados de quem está operado”.
Flávio Antunes afirma ainda que a vasectomia pode até melhorar a vida sexual do homem. Um estudo da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, mostra que o procedimento aumenta a libido masculina. Segundo ele , não há qualquer relação entre virilidade e esterilidade.
“Ao contrário do que muitos pensam, a libido do homem que faz vasectomia tende a melhorar. No estudo, os homens com vasectomia também disseram ter movimentos sexuais mais elevados e ereções e orgasmos de melhor qualidade. Isso ocorre pois ele passa a fazer sexo sem preocupação”.
Após a vasectomia, o homem continua ejaculando normalmente, embora o sêmen deixe de conter espermatozoides. Para ter certeza de que a cirurgia deu certo, o médico recomenda a realização de um espermograma, exame que mede a presença e a quantidade de espermatozoides no sêmen. Ele deve ser feito depois de um
3 meses após o procedimento. Sendo assim, antes do exame o paciente deve usar preservativo durante as relações sexuais.
➡️Mais notícias sobre Saúde, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é morto a tiros após discussão em festa na zona Leste de Manaus
Polícia Militar do Amazonas prende homem que agrediu irmã com tapa
Prefeitura de Manaus retira 7,5 toneladas de cabos obsoletos do Centro Histórico
Prefeitura de Manaus divulga edital dos concursos públicos da CGM e da Semmas com mais de 60 vagas
Neto Barroncas é a atração deste domingo no Shopping Ponta Negra
Central Integrada de Fiscalização interdita três bares por irregularidades na zona Norte de Manaus