Sem informar data, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que vai retomar as operações dos radares de fiscalização eletrônica de velocidade nas ruas de Manaus. De acordo com o vice-presidente de trânsito do Immu, Edson Leda, o retorno está em processo de licitação.
Em dezembro de 2022, o IMMU informou à Rede Amazônica que o retorno dos radares de velocidade estava previsto para este ano de 2023. No entanto, nesta semana, o vice-presidente do órgão afirmou que o processo não é simples e, por isso, está demorando mais do que o previsto.
Segundo Edson, a instalação busca evitar acidentes de trânsito.
“Estamos com estudos e com o processo bem avançado, mas não podemos dar uma previsão exata de quando iremos instalar, mas a gente está avançando para trazer mais segurança para a população e, assim, o condutor entender que ele precisa andar conforme a lei regulamenta e, assim, possamos estar preservando mais vidas”, disse o vice-presidente do IMMU, em entrevista.
Edson argumentou que entre os motivos que têm atrasado o processo estão os vários recursos administrativos de empresas que participam da licitação.
O prefeito de Manaus, David Almeida, disse ao g1, durante entrevista em setembro deste ano, que, após a conclusão do processo, os radares serão instalados em vias de grande fluxo, como a Avenida das Torres e a Avenida do Turismo.
Fiscalização é chave para diminuir acidentes fatais
De janeiro a outubro de 2023, 186 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Manaus. O número teve uma queda de 12,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a capital amazonense teve 213 mortes.
Com o alto número de mortes provocadas por acidentes nas vias da capital, Rafael Cordeiro, especialista em trânsito, ressaltou que a fiscalização eletrônica é a principal forma de diminuir o índice na capital amazonense.
Segundo o especialista, muitos condutores dirigem com velocidade acima do limite permitido, por saberem que não serão penalizados. Com a instalação de fiscalização eletrônica, o número de mortes tende a cair, de acordo com ele.
“Ao saber que não será penalizado ou fiscalizado, muitos condutores acabam excedendo a velocidade estabelecida para determinada via e, com isso, surgem os acidentes de trânsito e, quanto maior a velocidade, maior a gravidade daqueles que se envolvem”, disse.
Para Rafael, a única forma de reduzir os índices é retomando a fiscalização eletrônica. “Manaus precisa retomar o controle da fiscalização de trânsito, seja por meio dos seus agentes de trânsito, seja por meio da fiscalização eletrônica”, reforçou .
*Com colaboração de Carolina França, da Rede Amazônica
Por G1 Amazonas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Neymar celebra chegada de Memphis Depay ao Corinthians
set
Erro de comunicação: contrato de Memphis Depay com o Corinthians é corrigido
set
Atlético-MG e São Paulo decidem vaga nas semifinais da Copa do Brasil
set
Coligação de Roberto Cidade faz quatro caminhadas simultâneas em bairros de Manaus
set
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais, nesta semana
set
Prefeitura decreta situação de emergência em razão da estiagem
set