Show “Brasil Profundo”, do cantor Antônio Bahia celebra a música e a diversidade rítmica brasileira

Show “Brasil Profundo”, do cantor Antônio Bahia celebra a música e a diversidade rítmica brasileira

No próximo dia 27 de agosto, Manaus recebe o espetáculo “Brasil Profundo”, show inédito do cantor, compositor e diretor artístico Antônio Bahia. O evento acontece às 20h, no Teatro ICBEU, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro. O projeto, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e tem entrada gratuita.

Inspirado no álbum homônimo lançado em 2021, o show “Brasil Profundo” é uma celebração à música brasileira e às suas múltiplas identidades culturais, com destaque para as expressões amazônicas e afro-brasileiras. Acompanhado de uma banda com 14 músicos, Antônio Bahia vai apresentar um repertório com dez músicas, trazendo ao palco uma narrativa musical que valoriza o tambor como símbolo da ancestralidade e da miscigenação cultural do país.

Segundo Antônio Bahia, o espetáculo é também um mergulho nos ritmos que permeiam a música produzida no Norte, dialogando com referências rítmicas universais que o influenciam como intérprete. “Entre essas influências, o sambareggae ocupa um lugar de destaque – ritmo afro-baiano criado por Neguinho do Samba, com quem eu tive o privilégio de conviver e trabalhar. Essa vivência direta com a tradição percussiva afrodescendente se traduz na potência sonora e corporal do show”, destaca.

“Brasil Profundo”, diz ele, é uma convocação ao encontro com as raízes, sonoridades e com aquilo que forma o povo brasileiro. “Um espetáculo que valoriza artistas locais, promove acesso à cultura e convida o público a sentir, ouvir e viver o Brasil em sua profundidade”, acrescenta.

A construção do espetáculo foi baseada em uma pesquisa sobre manifestações como o Marabaixo, do Quilombo do Curiaú (AP), o carimbó da região de Alter do Chão (PA), entre outras expressões populares que formam o Brasil profundo. “O show convida o público a mergulhar nas sonoridades produzidas e consumidas na Amazônia, propondo uma experiência sensorial e afetiva que atravessa ritmos, histórias e corpos”, conta.

A direção musical do espetáculo é de Cícero Antônio, músico e pesquisador com trajetória iniciada nos anos 80 na Bahia, como integrante da banda Araketu. Cícero também integrou a banda do cantor jamaicano Jimmy Cliff e participou de produções com o Bando do Olodum. Atualmente no Amazonas, é referência na pesquisa e ensino da percussão, contribuindo com sua visão estética e histórica para a construção do espetáculo. A direção artística é assinada pelo próprio Antônio Bahia e a direção de produção é de Rafaela Guimarães, produtora cultural atuante na cena amazonense.

Acessibilidade – O Teatro ICBEU, local da apresentação, já possui estrutura adequada de acessibilidade para o público e contará com a presença de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante toda a apresentação, garantindo que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar a performance.

Contrapartida – Além do show Antônio Bahia vai promover como parte do projeto “Brasil Profundo”, uma série de oficinas em uma comunidade de Manaus, com a participação de 50 jovens. A atividade inclui aula de percussão com Cícero Antônio, abordando história, prática e ancestralidade dos tambores; oficina com Antônio Bahia sobre a histórias do repertório e ensinando movimentos de dança, além de orientações sobre a dinâmica cênica que integra os elementos musicais e corporais apresentados.

➡️Mais sobre Entretenimento, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: