O conselheiro Ari Moutinho Jr. foi afastado de suas funções no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) após decisão da 44ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, nesta terça-feira (10). A decisão atende a uma denúncia de injúria apresentada pela conselheira e presidente do TCE, Yara Lins, e aceita pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 4 de outubro.
O afastamento, considerado cautelar, será mantido até a conclusão do processo nº 1688/DF, que tramita em sigilo no STJ. Durante esse período, os processos sob responsabilidade de Moutinho serão redistribuídos a outros conselheiros, enquanto ele continuará recebendo seus vencimentos e mantendo as prerrogativas do cargo, conforme a Resolução 06/2023 do TCE-AM.
A sessão do TCE-AM, inicialmente pública, foi transformada em reunião sigilosa para discutir a questão. Estiveram presentes conselheiros como Luis Fabian Pereira Barbosa, que presidiu os trabalhos, e Alipio Reis Firmo Filho, que participou virtualmente.
A defesa de Ari Moutinho repudiou a decisão, classificando-a como inconstitucional e afirmando que o TCE não tem competência para afastá-lo. Alegaram ainda que não houve conduta ilícita e que o Poder Judiciário corrigirá o afastamento.
A denúncia de Yara Lins surgiu em outubro, quando ela relatou ter sido insultada e ameaçada por Moutinho durante uma sessão. Em sua denúncia, ela afirmou que ele a chamou de “safada” e “cachorra” após uma saudação. Apesar disso, a defesa de Moutinho nega as acusações e reforça sua confiança na Justiça.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
(Foto de capa: Divulgação)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Programação cultural de setembro com teatro, cinema, shows e arte circense
A 7ª edição do Amazonas Geek Experience já começou, promovendo uma imersão no universo dos games
Agosto: focos de calor no Amazonas caem ao nível mais baixo desde 2011 e desmatamento diminui
Curumiz levam cores e identidade amazônica para comunidades ribeirinhas de Parintins
Presidente Roberto Cidade reforça importância de políticas públicas de combate ao suicídio e atenção à saúde mental no Setembro Amarelo
Lagum apresenta nova turnê em Manaus no Teatro Manauara em 4 de setembro