Vanda Witoto recebe o prêmio “Sim à Igualdade Racial 2024”

Vanda Witoto igualdade racial

O Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, realizado este ano no dia 08 de maio, é um evento promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que reconhece e premia pessoas, iniciativas e organizações que promovem a igualdade racial em nível nacional e global. Essa premiação reconhece e celebra líderes e iniciativas antirracistas que estão fazendo a diferença nas áreas de educação, empregabilidade e cultura. Entre os homenageados, destaca-se a amazonense Vanda Witoto, agraciada na categoria de Liderança.

Nesta categoria, Vanda Witoto foi reconhecida por sua atuação incansável na defesa dos direitos indígenas e na luta contra o preconceito racial. Sua liderança inspira outras pessoas a se engajarem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mas quem é Vanda Witoto?

Vanda Witoto é uma mulher indígena da etnia Witoto, originária da região amazônica. Sua trajetória é marcada pela luta dos direitos dos povos indígenas. Mulher resiliente e persistente, que questiona as perseguições e mortes enfrentadas pelos indígenas. Vanda também se destacou na Coordenação Estudantil Indígena, lutando por apoio no transporte, alimentação e moradia para os indígenas na universidade.

Formada como técnica de enfermagem, se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19, atuando desde o início da pandemia em sua comunidade no Parque das Tribos, em Manaus.

Em 2022, Vanda saiu como candidata da Rede Sustentabilidade para a Câmara dos Deputados, recebendo mais de 20 mil votos apenas na cidade de Manaus. Embora não tenha sido eleita, essa experiência abriu espaço para sua candidatura como vereadora em 2024. Ela acredita que é fundamental ocupar esses espaços para efetivar políticas públicas em benefício dos indígenas. Além disso, Vanda celebra a indicação de Sonia Guajajara para o recém-criado Ministério dos Povos Indígenas do Brasil e a nomeação de sua companheira partidária Marina Silva para a Pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com esperança de fortalecimento das políticas indígenas e ambientais no país nos próximos quatro anos.

Para saber mais sobre o Instituto Identidades do Brasil e o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, visite o site oficial.

Compartilhe: