Técnicos da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da prefeitura participaram, nesta terça-feira, 30/4, de um evento para o planejamento e implantação da Horta Terapêutica Indígena, uma iniciativa que irá beneficiar os moradores da comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste da cidade.
Segundo o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, a horta é um espaço para cultivo de plantas medicinais de uso tradicional nas culturas dos povos originários do estado, que irá funcionar em anexo à Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, complementando e enriquecendo as atividades de medicina e enfermagem com os saberes tradicionais indígenas.
“A riqueza do conhecimento ancestral dos povos originários deve ser valorizada e preservada, e a implantação de uma área de cultivo anexa à USF Parque das Tribos vem de encontro a essa necessidade”, afirmou.
A Gerência de Vigilância de Medicamentos da Visa Manaus (Gevmed) é uma das participantes do projeto, juntamente com o Nufav (Núcleo de Farmácia Viva) da Semsa e equipe técnica da USF Parque das Tribos.
Além dos representantes da Prefeitura de Manaus, cerca de 20 indígenas de diversas etnias participaram do evento. Eles apresentaram diversas plantas medicinais de uso tradicional na cultura de cada etnia.
Para o fiscal sanitário Fábio Markendorf, da Visa Manaus, essa iniciativa reveste de humanização o atendimento prestado pela USF, uma vez que a horta opera como um elo integrador entre o poder público e a comunidade.
“As espécies medicinais serão selecionadas pelas próprias lideranças indígenas, tornando a Horta Terapêutica um reflexo da cultura de cada etnia”, explicou.
A Visa Manaus irá acompanhar as ações de cultivo e utilização das plantas medicinais em cooperação com a comunidade, monitorando a segurança sanitária do projeto em benefício da população de Manaus.


Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com bandeirinhas e pinturas, ruas de Manaus se transformam para jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Amazonas decreta emergência climática e ambiental por risco de seca, queimadas e ondas de calor.
Prefeitura de Manaus amplia linhas expressas e reduz tempo de viagem em até 50 minutos para usuários das zonas Norte e Leste.
“Governador Roberto Cidade entrega 2,1 mil óculos de grau e avança com saúde oftalmológica no estado”
10ª Conferência Municipal de Saúde vai reunir 455 delegados na elaboração de propostas para o SUS em Manaus.
“Governador Roberto Cidade participa da abertura dos cursos de Gestão de Crise e de Abordagem Fluvial para as Forças de Segurança do Amazonas”