Para quem gosta de aproveitar uma boa noite fora de casa, seja em um bar ou restaurante, é essencial estar ciente dos direitos como consumidor para evitar surpresas desagradáveis. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) tem orientado os frequentadores de bares, restaurantes e casas noturnas de Manaus sobre os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Taxa de Serviço Opcional
De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, muitos consumidores ainda desconhecem que a taxa de serviço, popularmente conhecida como os 10%, é opcional. “Os estabelecimentos não podem exigir ou forçar o pagamento dessa taxa. Caso isso ocorra, o consumidor deve denunciar ao Procon-AM”, afirma Fraxe. A gorjeta é uma forma de gratificação pelo bom serviço, mas o valor é decidido pelo cliente.
Couvert Artístico e Consumação Mínima
A Lei Municipal 1.842/2014 permite a cobrança de couvert artístico, desde que haja uma apresentação ao vivo e o valor seja informado previamente ao consumidor. Já a prática de impor consumação mínima é considerada abusiva e proibida pelo artigo 39 do CDC.
Formação de Filas e Informação de Preços
Os estabelecimentos não podem impedir a entrada de clientes para formar filas após o início do horário de funcionamento, conforme o artigo 30 do CDC. Além disso, é obrigatório que os preços dos itens do cardápio sejam informados na entrada do estabelecimento, conforme o Decreto Federal 5.903/2006.
Perda de Comanda e Substituição de Acompanhamentos
A responsabilidade pelo controle das vendas é do estabelecimento, não podendo ser transferida ao consumidor em caso de perda de comanda. A cobrança pela substituição de ingredientes ou acompanhamentos é permitida, desde que o cliente seja informado e concorde com o custo adicional.
Canais de Reclamação
Os consumidores que se sentirem lesados podem apresentar suas reclamações através dos canais de denúncia do Procon-AM: telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512, e-mail [email protected], ou pessoalmente na Avenida André Araújo, 1500 – Aleixo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja