Por meio da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), a deputada estadual Joana Darc (UB) realizou, nesta quarta-feira (11/12), na hall da Aleam, o evento de “Adoção de Animais Resgatados da Campanha Dezembro Verde”, contra o abandono de animais no Amazonas. Quatro animais estavam em exposição para adoção responsável.
Os cães Chuva, Felpudo, Junior e Caramela são animais resgatados pela parlamentar e, hoje, são castrados, vacinados, vermifugados e estão em busca de um novo lar. Para Darc, a situação do número de animais abandonados, no Amazonas e no Brasil, se dá por questões de três fatores importantes, que afetam a saúde pública do país.
Leia também:
- Presidente Roberto Cidade destaca atuação da Aleam no resultado positivo dos alunos amazonenses no vestibular da UEA;
- TCE-AM afasta Ari Moutinho após denúncia de injúria contra presidente Yara Lins;
- Roberto Cidade chama atenção à Lei de sua autoria que promove a valorização étnico-racial;
“A culpa dos animais que estão nas ruas e estão se reproduzindo são, primeiro, das pessoas que cometem o crime de abandono. Segundo, de pessoas que não castram seus animais e, terceiro, da ausência de políticas públicas, há centenas de anos, como o Dezembro Verde e Castramóveis, para os animais no Amazonas e no Brasil. Estamos tentando corrigir isso nesses poucos anos de política pela causa animal”, defendeu.
Por meio da Lei Estadual nº 4.898/2019, de autoria de Joana Darc, o Amazonas realiza o “Dezembro Verde”, campanha que propõe a realização de atividades educativas sobre o abandono de animais e as medidas preventivas quando se pensa em adquirir um animal.


Sobre o evento
O evento “Adoção de Animais Resgatados da Campanha Dezembro Verde” se estende até a quinta-feira, de 8h às 14h, no hall dos elevadores da Aleam, com a presença de 4 (quatro) cachorros Sem Raça Definida (SRD), todos resgatados pela deputada Joana Darc.
O evento é aberto ao público. Para adotar um animal, o interessado deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e ser maior de idade.
Animais nas ruas
Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um levantamento quantificativo e identificou cerca de 30 milhões de animais, entre cães e gatos, abandonados no Brasil.
A iniciativa da lei do Dezembro Verde também é para incentivar a adoção responsável de animais domésticos, para que o crime de maus-tratos não seja uma prática futura, através de castração e de práticas de bem-estar animal.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Foto: Assessoria de Comunicação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja