Prefeitura de Manaus disponibiliza vacina contra covid-19 em unidades de saúde

Prefeitura de Manaus disponibiliza vacina contra covid-19 em unidades de saúde

A Prefeitura de Manaus reabasteceu as unidades de saúde com doses da vacina contra a covid-19, após envio pelo Ministério da Saúde. A imunização está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e demais grupos prioritários, que devem ser vacinados anualmente, conforme as diretrizes do calendário nacional.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina faz parte das recomendações da OMS e visa reduzir casos graves e óbitos pela doença.

Público-alvo e doses aplicadas

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem seguir o calendário básico. Aquelas imunocomprometidas devem receber três doses até os 9 meses de idade. Para idosos com 60 anos ou mais, estão previstas duas doses anuais, enquanto as gestantes devem tomar uma dose a cada gestação.

Outros 14 grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde e pessoas privadas de liberdade, também devem ser vacinados anualmente. Pessoas imunocomprometidas devem receber duas doses por ano.

Locais e acesso

A vacina está disponível diariamente em todas as unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, exceto nas unidades de pequeno porte, que oferecem o imunizante às quartas-feiras. A lista de endereços e horários de atendimento está disponível em https://bit.ly/SalasVacinaJan25.

Para crianças de 5 a 11 anos, a vacina ainda está indisponível. A Semsa aguarda novas doses para essa faixa etária e comunicará a chegada.

Novos imunizantes

O Ministério da Saúde informou que a vacina Zalika, produzida pelo Instituto Serum, da Índia, foi aprovada pela Anvisa em janeiro de 2024. Esse imunizante é destinado a pessoas a partir de 12 anos e foi desenvolvido com tecnologia de DNA recombinante, atendendo às atualizações exigidas pela OMS.

➡️Mais notícias sobre Saúde&Bem-Estar, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Compartilhe: