A Prefeitura de Manaus reabasteceu as unidades de saúde com doses da vacina contra a covid-19, após envio pelo Ministério da Saúde. A imunização está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e demais grupos prioritários, que devem ser vacinados anualmente, conforme as diretrizes do calendário nacional.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina faz parte das recomendações da OMS e visa reduzir casos graves e óbitos pela doença.
Público-alvo e doses aplicadas
As crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem seguir o calendário básico. Aquelas imunocomprometidas devem receber três doses até os 9 meses de idade. Para idosos com 60 anos ou mais, estão previstas duas doses anuais, enquanto as gestantes devem tomar uma dose a cada gestação.
Outros 14 grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde e pessoas privadas de liberdade, também devem ser vacinados anualmente. Pessoas imunocomprometidas devem receber duas doses por ano.
Locais e acesso
A vacina está disponível diariamente em todas as unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, exceto nas unidades de pequeno porte, que oferecem o imunizante às quartas-feiras. A lista de endereços e horários de atendimento está disponível em https://bit.ly/SalasVacinaJan25.
Para crianças de 5 a 11 anos, a vacina ainda está indisponível. A Semsa aguarda novas doses para essa faixa etária e comunicará a chegada.
Novos imunizantes
O Ministério da Saúde informou que a vacina Zalika, produzida pelo Instituto Serum, da Índia, foi aprovada pela Anvisa em janeiro de 2024. Esse imunizante é destinado a pessoas a partir de 12 anos e foi desenvolvido com tecnologia de DNA recombinante, atendendo às atualizações exigidas pela OMS.
➡️Mais notícias sobre Saúde&Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Caprichoso eleva padrão de espetáculo na segunda noite do Festival de Parintins
Transição alimentar na Amazônia brasileira: Pesquisa investiga fatores responsáveis pela mudança nos hábitos alimentares em comunidades ribeirinhas
Radares de velocidade começam a multar motoristas em Manaus a partir de 1º de julho; veja todos os pontos
Festival de Parintins 2025: Panavueiro Fest reúne grande público na primeira noite com transmissão e atrações musicais
Caprichoso emociona, impacta e faz espetáculo surpreendente na noite de retomada pelas lutas dos Povos da Floresta