O setor de alimentação fora do lar no Amazonas aposta no feriadão da Semana Santa como oportunidade para virar a página após um início de ano desafiador. É o que aponta a última pesquisa realizada pela Abrasel no Amazonas entre os dias 24 de março e 1º de abril. Segundo o levantamento, 85% dos empresários esperam aumento no faturamento durante o feriado de Páscoa, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 14%, o resultado deve se manter estável e apenas 1% projeta queda nas vendas.
A maioria dos entrevistados acredita que o crescimento será moderado: 25% estimam aumento de até 5%, enquanto 26% projetam entre 6% e 10%. Outros 12% esperam incremento entre 11% e 20%, e 22% apostam em alta superior a esse patamar — sendo 11% com previsão de mais de 30%.
Apesar do otimismo, os números de fevereiro indicam um cenário financeiro desafiador para o setor. No Amazonas, 35% das empresas operaram no prejuízo, número maior que o registrado no mês anterior. Por outro lado, 23% conseguiram lucrar e 41% apontaram estabilidade. Apenas 1% dos estabelecimentos entrevistados ainda não existia no período analisado.
Os impactos da inflação também seguem pressionando o setor de alimentação fora do lar no estado. Nos últimos 12 meses, 35% dos empresários não conseguiram reajustar seus preços. Outros 51% fizeram ajustes iguais ou abaixo da inflação e só 14% conseguiram aumentos acima desse índice.
Outro dado que chama atenção é o nível de endividamento. Ao todo, 42% dos negócios têm dívidas em atraso. Entre os principais compromissos pendentes estão impostos federais (71%), estaduais (57%) e encargos trabalhistas e previdenciários (37%).
Para Franco Andrade, presidente da Abrasel no Amazonas, mesmo diante dos desafios, o momento inspira confiança. “Apesar das dificuldades enfrentadas, como a inflação e a retração do setor econômico, as expectativas para o setor de alimentação fora do lar nesta Semana Santa são positivas, com projeções de desempenho melhores em comparação ao mesmo período do ano passado”, afirma.
Cenário nacional aponta tendência similar
A pesquisa nacional da Abrasel também identificou expectativas positivas entre os empresários do setor. Em todo o país, 71% esperam aumento no faturamento no feriadão de abril. Apesar disso, o setor ainda enfrenta desafios, como altos custos operacionais, baixo índice de lucro e dificuldades para reajustar preços, o que torna as datas sazonais ainda mais relevantes para o equilíbrio financeiro dos negócios.
➡️Mais notícias sobre Turismo, você encontra aqui.
(Foto: Tambagrill / Divulgação)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAM acompanha caso de indígena vítima de abuso sexual durante custódia no interior do Estado
Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
Autora da lei que multa quem praticar zoofilia, deputada Joana Darc resgata cadela vítima de abuso em Tefé
Carlos do Complexo se apresenta em Manaus em noite eletrônica promovida pela Banana Frita
Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus