Juíza converte em preventiva prisão de homem que atropelou e matou idosa durante perseguição em Manaus

Juíza converte em preventiva prisão de homem que atropelou e matou idosa durante perseguição em Manaus

A juíza Careen Aguiar Fernandes decretou prisão preventiva, sem prazo, de Helionei Araújo de Moura, 53 anos, acusado de atropelar e causar a morte de Vera Lúcia de Oliveira Mergulhão, 73 anos, durante uma perseguição entre um carro e uma motocicleta na tarde de quinta‑feira (25) no conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A decisão foi tomada nesta sexta‑feira (26) em audiência de custódia.

Segundo o processo e laudo pericial, o motorista, que conduzia uma Fiat Strada, perseguiu em alta velocidade um motociclista após desentendimento de trânsito por causa de um retrovisor. Em dado momento, o acusado teria jogado o veículo contra a moto, derrubando o condutor, atropelando a idosa que caminhava com o neto de 5 anos e, em seguida, colidindo com dois outros veículos.

A perícia apontou que o carro foi empregado como arma: não foram observadas marcas de frenagem no local, o veículo circulava acima do limite de velocidade e deixou vazamentos de óleo e fluido na pista, indícios que sustentaram a tipificação do fato como conduta grave. Helionei foi preso em flagrante no local do acidente.

Na audiência, a magistrada fundamentou a conversão da prisão em preventiva na necessidade de garantia da ordem pública e para assegurar o regular andamento das investigações e do processo penal, diante da gravidade do episódio e do risco de reiteração. A prisão preventiva não teve prazo determinado.

O caso segue sob investigação para apurar a dinâmica completa dos fatos, eventual responsabilidade pelo óbito e medidas processuais cabíveis. Não há, até o momento, informações sobre defesas apresentadas pelo acusado ou sobre qualificação das acusações formais além da prisão em flagrante.

➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: