A juíza Careen Aguiar Fernandes decretou prisão preventiva, sem prazo, de Helionei Araújo de Moura, 53 anos, acusado de atropelar e causar a morte de Vera Lúcia de Oliveira Mergulhão, 73 anos, durante uma perseguição entre um carro e uma motocicleta na tarde de quinta‑feira (25) no conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A decisão foi tomada nesta sexta‑feira (26) em audiência de custódia.
Segundo o processo e laudo pericial, o motorista, que conduzia uma Fiat Strada, perseguiu em alta velocidade um motociclista após desentendimento de trânsito por causa de um retrovisor. Em dado momento, o acusado teria jogado o veículo contra a moto, derrubando o condutor, atropelando a idosa que caminhava com o neto de 5 anos e, em seguida, colidindo com dois outros veículos.
A perícia apontou que o carro foi empregado como arma: não foram observadas marcas de frenagem no local, o veículo circulava acima do limite de velocidade e deixou vazamentos de óleo e fluido na pista, indícios que sustentaram a tipificação do fato como conduta grave. Helionei foi preso em flagrante no local do acidente.
Na audiência, a magistrada fundamentou a conversão da prisão em preventiva na necessidade de garantia da ordem pública e para assegurar o regular andamento das investigações e do processo penal, diante da gravidade do episódio e do risco de reiteração. A prisão preventiva não teve prazo determinado.
O caso segue sob investigação para apurar a dinâmica completa dos fatos, eventual responsabilidade pelo óbito e medidas processuais cabíveis. Não há, até o momento, informações sobre defesas apresentadas pelo acusado ou sobre qualificação das acusações formais além da prisão em flagrante.
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026