Diante dos números registrados ao longo de 2025, a Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira (1º) a campanha Dezembro Vermelho, voltada para a conscientização e prevenção contra o HIV/Aids. A programação de abertura ocorre no mercado municipal Adolpho Lisboa, no Centro, das 9h às 15h, com testagens, ações educativas e distribuição de materiais informativos.
Ao longo deste ano, a capital amazonense contabilizou 1.298 novos casos de HIV em adultos, 445 casos de Aids e 183 mortes relacionadas à doença. O número de gestantes acompanhadas com HIV chegou a 130, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em comparação com 2024, houve queda nos indicadores, mas o município ainda considera o cenário preocupante.
O tema da campanha em 2025 é “I = I ou I = 0 (Indetectável = Intransmissível)”, reforçando que pessoas com HIV que fazem tratamento corretamente e mantêm carga viral indetectável não transmitem o vírus. A iniciativa é promovida pela Semsa, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e organizações da sociedade civil.
“O ‘Dezembro Vermelho’ é uma estratégia para incentivar medidas preventivas, como o uso de preservativo, além de combater o preconceito e reforçar os direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Durante a ação, a população tem acesso a testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações antes e após os exames, distribuição de preservativos e autotestes, além da oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e material educativo.
Avanço da assistência e serviços disponíveis
Atualmente, a rede municipal de saúde acompanha 11.954 pessoas vivendo com HIV, atendidas em quatro Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e oito unidades de saúde. A cidade conta com 14 pontos de oferta de PrEP e 11 unidades com acesso à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), indicada para situações de risco imediato de contaminação.
Além disso, 193 unidades municipais realizam testagem rápida e distribuição gratuita de preservativos. As estratégias visam ampliar o diagnóstico precoce e interromper cadeias de transmissão.
O HIV é transmitido principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, mas também pode ser repassado da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. O vírus compromete o sistema imunológico e, sem tratamento, pode evoluir para Aids. Também há risco de contágio por uso compartilhado de seringas ou transfusão de sangue contaminado.
As ações do Dezembro Vermelho seguem ao longo do mês, com atendimentos e atividades em diferentes pontos da cidade, reforçando o compromisso da saúde pública em reduzir novos casos e enfrentar o estigma social relacionado à doença.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Após acidente com guindaste e morte de trabalhador, montagem da árvore de Natal no Largo de São Sebastião é cancelada
Com 1.298 novos casos de HIV em 2025, Manaus lança campanha Dezembro Vermelho com foco na prevenção e combate ao preconceito
Operação contra transporte ilegal de combustíveis no Amazonas aplica R$ 595 mil em multas e apreende R$ 8,7 milhões em bens
Técnica de enfermagem diz que seguiu prescrição médica em aplicação de adrenalina que resultou na morte de criança em Manaus
Presidente Roberto Cidade apresenta PL para impulsionar o setor primário com tecnologias da Agricultura 4.0
Coral do Amazonas e Amazonas Filarmônica apresentam Gloria, de Vivaldi, no Circuito Natalimo