Ao finalizar mais um ano de atividade parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), deu início a uma série de entrevistas de prestação de contas. Nesta sexta-feira, 22/12, o deputado esteve na Rede Amazônica para falar da sua atuação enquanto presidente do Legislativo Estadual e do seu mandato.
Em participação no programa Bom Dia Amazônia, Cidade falou sobre alguns dos principais desafios enfrentados pela 20ª Legislatura da Aleam, tais como a defesa da manutenção da BR-319 e os impactos da Reforma Tributária para o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Tivemos, no início desta Legislatura, alguns desafios importantes, mas considero que conseguimos superar os principais deles. A estiagem foi um grande problema e isso deve impactar diretamente na receita do Estado. Por outro lado tivemos os ganhos mantidos com a aprovação do texto da Reforma Tributária. Os incentivos do modelo ZFM estão mantidos e esse é um tema que une a todos, Executivo e Legislativo, de todas as esferas. Considero que tivemos importantes ganhos em 2023”, afirmou.
O parlamentar também falou de uma pauta que une todos os amazonenses: a pavimentação da rodovia BR-319. “Esse é um assunto que defendo desde o início do meu mandato, quando assumi a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam. E este ano, a nossa luta foi intensificada, tanto nas cobranças ao DNIT com relação à recuperação das pontes que desabaram, como quando precisamos nos posicionar diante da ministra Marina Silva que, mais uma vez, mostrou seu pensamento equivocado sobre a estrada”, continuou.
Cidade falou ainda sobre a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos empréstimos aprovados pela Assembleia Legislativa em favor do Governo do Amazonas. O presidente reforçou que, com esclarecimentos e diálogo, a ampla maioria dos deputados entendeu a necessidade dos empréstimos, com a certeza de que o governo tem condições de honrá-los.
“O orçamento do Estado em 2024 terá como prioridade a saúde, mas dedicará atenção especial também à educação, à segurança pública e à infraestrutura. Os técnicos do Estado fizeram os esclarecimentos necessários aos parlamentares e nós aprovamos os empréstimos. A Assembleia Legislativa do Amazonas trabalha para ajudar no desenvolvimento do Estado e nos investimentos para a melhoria da vida dos amazonenses”, destacou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja