O médico brasileiro Leonardo Riella comandou o primeiro transplante de rim de um porco, geneticamente modificado, para um paciente humano vivo. A cirurgia inédita foi realizada em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o médico atua. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (21).
👉 Essa é a primeira vez que um transplante desse tipo foi feito em um paciente vivo. Antes, em 2021, uma equipe de Nova York havia conduzido procedimento semelhante, como parte de uma pesquisa, em uma pessoa que tinha tido morte cerebral.
A cirurgia realizada no Massachussets General Hospital é um marco para a medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam por um transplante de rim. Segundo a equipe médica, o paciente se recupera bem.
“Toda semana, temos que retirar pacientes da lista de espera porque ficam muito doentes para fazer um transplante durante a diálise. A disponibilidade oportuna de um rim poderia dar a oportunidade a milhares de pessoas de obter um tratamento muito melhor para a insuficiência renal do que a diálise.”
Categorias:
Brasil Ciência e Tecnologia Internacional Saúde e Bem-estar
Compartilhe:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Workshop mobiliza organizações para construção do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu
Outubro Rosa: mulheres com câncer de mama têm direito a auxílio-doença e outros benefícios do INSS
Governo federal já ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos
Prefeitura de Manaus amplia facilidade para idosos solicitarem o Cartão ‘PassaFácil 60+’ on-line
Prefeito David Almeida apresenta novidades para o Natal 2025 em Manaus
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem