O médico brasileiro Leonardo Riella comandou o primeiro transplante de rim de um porco, geneticamente modificado, para um paciente humano vivo. A cirurgia inédita foi realizada em um hospital em Boston, nos Estados Unidos, onde o médico atua. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (21).
👉 Essa é a primeira vez que um transplante desse tipo foi feito em um paciente vivo. Antes, em 2021, uma equipe de Nova York havia conduzido procedimento semelhante, como parte de uma pesquisa, em uma pessoa que tinha tido morte cerebral.
A cirurgia realizada no Massachussets General Hospital é um marco para a medicina e representa um avanço para milhares de pessoas que aguardam por um transplante de rim. Segundo a equipe médica, o paciente se recupera bem.
“Toda semana, temos que retirar pacientes da lista de espera porque ficam muito doentes para fazer um transplante durante a diálise. A disponibilidade oportuna de um rim poderia dar a oportunidade a milhares de pessoas de obter um tratamento muito melhor para a insuficiência renal do que a diálise.”
Categorias:
Brasil Ciência e Tecnologia Internacional Saúde e Bem-estar
Compartilhe:
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador Wilson Lima inaugura ligação viária entre Distrito Industrial e o Centro de Manaus, que vai melhorar o tráfego na região
Festival Zero 92 estreia com celebração histórica e anuncia programação completa
Deputada Joana Darc realiza palestra sobre proteção e maus-tratos aos animais para os alunos da Fametro
Após autuações, Procon-AM retoma fiscalizações em hospitais privados que descumpriram a Lei do Acompanhante
Procon-AM notifica empresa de eventos sobre obrigações de ressarcimento a consumidores
Educadores se tornam primeiros indígenas Yanomami com título de mestre na Universidade Federal do Amazonas