A oito dias do início do Festival de Parintins, o Governo do Amazonas, através da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), deu início à montagem da estrutura da 5ª Feira de Artesanato Indígena, que será realizada no município (a 369 quilômetros de Manaus), entre os dias 27 e 30 de junho.
A feira terá um novo espaço neste ano, localizado do lado direito da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro, com horário de funcionamento das 8h às 22h. Serão 73 stands, onde os artesãos de diversas regiões do estado poderão expor seus trabalhos para visitantes e torcedores do Caprichoso e do Garantido, com produção artesanal 100% originária.
Segundo Nilton Makaxi, diretor-presidente da Fepiam, a iniciativa proporciona aos visitantes e torcedores dos bumbás uma oportunidade única de adquirir produtos autênticos, contribuindo assim para o fortalecimento da economia das comunidades tradicionais.
“A nossa equipe técnica já está no local para montar o espaço conforme os padrões técnicos, visando oferecer um ambiente adequado e seguro para receber nossos artesãos indígenas e os turistas”, ressaltou Makaxi.
“O festival de Parintins é o maior evento cultural da região Norte e, por isso, entendemos que é uma excelente oportunidade para gerar renda e visibilidade para o trabalho desses artesãos”, pontuou Joabe Leonam, diretor-técnico da Fepiam.
Além da exposição de artesanato, a edição também contará com serviço de pintura corporal e exposição de quadros realizados por indígenas de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus).
O gerente de eventos da Fepiam, Ricardo Pegueite, e o técnico Gilberto Kaywa estão acompanhando a montagem da estrutura para garantir que o espaço esteja pronto para receber os expositores.
No ano passado, a Feira de Artesanato Indígena em Parintins contou com uma estrutura semelhante, apresentando uma variedade de produtos artesanais únicos e autênticos. A feira foi um sucesso entre os visitantes e contribuiu significativamente para a economia das comunidades indígenas participantes. Além disso, houve exposições culturais e atividades interativas que destacaram a rica herança e arte dos povos indígenas da região.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias
Sebastião Jr agita a programação bovina com feijoada
Agora tem McDonald’s na Cidade Nova
Vem aí o Festival Zero 92: música, arte e identidade cultural amazonense em destaque
Sábado é dia de rodízio de peixe com feijoada em restaurante de Manaus
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração