Crianças e adolescentes têm opções especiais para curtir o 57º Festival de Parintins. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), preparou uma série de atividades para os pequenos durante o evento.
Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, famílias podem desfrutar do Espaço Anjo Azul, projetado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inaugurado este ano pelo Governo do Amazonas e o Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin), o espaço oferece um circuito sensorial, parque lúdico, quadra de areia, redário, varanda e piscina para as crianças.
Outra opção é o Kimura, localizado na ilha tupinambarana, que oferece uma variedade de atrações das 9h às 18h, com entrada gratuita. O espaço conta com sorveteria, campo sintético de futebol, entre outras atividades, garantindo a diversão dos jovens.
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, ressalta a importância desses espaços para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “O direito ao lazer é algo assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, e nós, como rede de proteção, trabalhamos em conjunto com a Amazonastur para reforçar esses direitos para a população. Por isso, durante o festival, esses espaços são lugares-chave para que todos os tipos de famílias possam levar suas crianças”, declarou Jussara.
Além disso, o Turistódromo, situado em frente à Catedral de Parintins, é outra opção para diversão em família, com atividades sociais do Governo do Amazonas e de empresas privadas, incluindo jogos de conscientização e brindes. O local funciona das 9h às 18h.
Este ano, a Sejusc traz o “Quiz Direitos Humanos”, uma competição de perguntas e respostas sobre crianças e adolescentes, direitos das mulheres, população LGBTQIAPN+, PcD e Cidadania. O quiz é realizado com duplas de participantes, competindo por brindes exclusivos dos bois-bumbás.
Para as famílias interessadas em cultura, é recomendado alugar um tricicleiro e explorar os pontos turísticos de Parintins. Um passeio pela ilha, começando com um café da manhã no mercado municipal, seguido por um passeio pela orla e pela praça do Cristo Redentor, pode ser enriquecedor. Finalize o dia no “Chapão”, um local na orla da cidade, perfeito para apreciar o pôr-do-sol e desfrutar de música animada.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Raul Gil é demitido do SBT após 14 anos
Prefeito David Almeida anuncia permanência de mais dois secretários para seu próximo mandato
TikTok enfrenta ultimato nos EUA: venda ou banimento até janeiro
Milhares fogem de Homs em meio a avanço relâmpago de rebeldes, na Síria
Mattel enfrenta processo milionário nos EUA após link de site pornô ser incluído em caixas de bonecas
Motociclista morre após acidente com carro na zona Centro-Sul de Manaus