A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada a partir da força dos ventos. Vamos explorar mais sobre esse tema:
O que é energia eólica?
A energia eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e, posteriormente, em eletricidade. Isso é feito utilizando equipamentos chamados turbinas eólicas ou aerogeradores. Essas turbinas são instaladas em locais estrategicamente escolhidos, conhecidos como parques eólicos, considerando as características do vento na região.
Como funciona o aerogerador?
O vento, resultante das correntes de convecção na atmosfera terrestre, impulsionadas pela energia térmica proveniente do Sol, movimenta as pás (ou hélices) das turbinas. Esse movimento é convertido em energia elétrica por meio de um gerador. No entanto, as turbinas têm duas limitações: não funcionam na ausência de vento e podem ser danificadas em condições de vento excessivo.
Energia eólica no Brasil:
A exploração comercial da energia eólica no Brasil começou em 1992, com a instalação do primeiro aerogerador em Fernando de Noronha (PE).
Hoje ela representa 10% da matriz elétrica nacional, ou 19 GW. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica– temos 726 parques e mais de 8.500 aerogeradores em operação.
Curiosidade
A energia eólica cresce no mundo, e avança no Brasil. Uma década atrás o País contava com meros 1,5 GW (Gigawatts) instalados. Hoje a energia eólica é a segunda maior fonte, atrás apenas das hidrelétricas. Entretanto, o grande potencial ainda nem começou: a energia eólica offshore. Empresas aguardam o novo marco regulatório do setor. Enquanto ele não vem, o Ibama já recebeu mais de 20 projetos de licenciamento para empreendimentos nas águas que banham sete Estados brasileiros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja