O Carnaval de 2024 será o primeiro em que as tradicionais Banda Independente Confraria do Armando (Bica), da Difusora e do Boulevard serão realizadas com o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. A proposta apresentada pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reconhece, por meio da Lei nº 6.369/2023, a importância das bandas como representações culturais e artísticas do Amazonas.
“A declaração dessas bandas como patrimônio cultural também tem um impacto econômico e turístico significativo. O Carnaval é uma das festividades mais populares do país, que atrai diversos visitantes. Ao destacar a importância das bandas de Carnaval do Amazonas como patrimônio cultural, estamos fortalecendo o potencial turístico da nossa região, gerando empregos e impulsionando a economia local”, afirmou.
A Lei também visa preservar a história dessas bandas, que são algumas das mais tradicionais do Carnaval de Manaus. “Essa é uma medida necessária para preservar e valorizar a história, o desenvolvimento econômico, a transmissão de conhecimento e a identidade cultural da região. Essas bandas são verdadeiros tesouros culturais que merecem ser protegidos para que a cultura amazonense continue viva e vibrante por muitas gerações”, completou.
Neste ano, as Bandas da Bica e da Difusora serão realizadas no sábado, 3/2, e a Banda do Boulevard no dia 4/2, domingo.
Banda da Bica
A Banda da Bica é uma das mais tradicionais de Manaus e famosa pela abordagem política e irreverente que sempre assume durantes os carnavais desde a década de 80, quando foi fundada por boêmios frequentadores do bar do Armando, localizado no Centro de Manaus.
A Bica foi fundada em 1986 e desde sua criação foi suspensa apenas três vezes: a primeira em 2012, por conta da saúde de seu patrono, Armando Soares, e nos dois anos de pico da pandemia de Covid: 2021 e 2022.
Banda da Difusora
A Banda da Difusora é uma das manifestações carnavalescas mais populares da cidade de Manaus, sempre levando grandes públicos e “rivalizando” saudavelmente com a tradicional Banda da Bica, realizada no mesmo dia.
Fundada em 1995 por Fesinha Anzoategui, Elieyde Menezes e Carlinhos Menezes, a banda é considerada uma das festas mais tradicionais do Carnaval amazonense.
Banda do Boulevard
A Banda do Boulevard foi fundada no Carnaval de 1987 e, anualmente, apresenta temas que exaltam o compromisso com a cultura amazonense, reunindo mais de 150 mil foliões para celebrar e já conta com mais de 30 sambas gravados.
Ao longo dos anos, a Banda do Boulevard se consolidou como um espaço para a promoção da cultura amazonense. Artistas locais e regionais têm a oportunidade de se apresentar no palco da banda, divulgando seu trabalho e animando o público com suas performances.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil faz história nas Paralimpíadas com oito medalhas e sobe para sétimo lugar no quadro geral
set
Brasileiros ainda têm R$8,56 bi em valores a receber, informa BC
set
Presidente Lula demite Ministro Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
set
DJ Alok doa 200 toneladas de alimentos para famílias afetadas pela seca no Amazonas
set
Whindersson Nunes retorna a Manaus com novo espetáculo “Efeito Borboleta”
set
Incêndio de grandes proporções atinge área de mata no Monte das Oliveiras em Manaus
set