A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), participou, na manhã desta quarta-feira, 27/8, de uma operação coordenada pelo delegado Rafael Guevara dos Santos, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor do Amazonas (Decon-AM). A ação teve como objetivo apreender produtos falsificados que poderiam colocar em risco a saúde e segurança dos consumidores.
Foram fiscalizadas quatro lojas da zona Centro-Sul da cidade, resultando na apreensão de aproximadamente 1,5 mil produtos irregulares, incluindo capas de celular, cabos USB e carregadores falsificados. Entre as principais infrações identificadas estão: uso indevido da marca Apple, ausência de informações sobre a origem dos itens e falta de certificação dos órgãos competentes, como a Anatel, no caso dos carregadores.
Essa atuação atende ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que considera impróprios ao uso e consumo “os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação” (Art. 18, § 6º, inciso II).
“A parceria entre os órgãos permite ampliar o alcance das ações e identificar rapidamente produtos que não atendem às normas. Essa integração é fundamental para prevenir riscos antes que cheguem às mãos da população, garantindo mais segurança e confiança no mercado”, declarou o presidente em exercício do Procon Manaus, Fabrício de Lima.
O Procon Manaus reforça que a população pode contribuir com o trabalho do órgão denunciando irregularidades pelo número 151.
(Texto – Lara Bernardes / Procon Manaus. Foto – Divulgação / Procon Manaus)
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é morto a tiros após discussão em festa na zona Leste de Manaus
Prefeitura de Manaus retira 7,5 toneladas de cabos obsoletos do Centro Histórico
Prefeitura de Manaus divulga edital dos concursos públicos da CGM e da Semmas com mais de 60 vagas
Neto Barroncas é a atração deste domingo no Shopping Ponta Negra
Central Integrada de Fiscalização interdita três bares por irregularidades na zona Norte de Manaus
Homem é preso por quebrar braço de ex por ciúmes em Manaus