Um corpo, uma memória, um relâmpago. O curta-metragem “Alexandrina — Um relâmpago”, dirigido por Keila-Sankofa, segue rompendo fronteiras estéticas e geográficas.
Após percorrer museus, festivais e centros culturais dentro e fora do Brasil, a obra integra a programação do Solar Festival 2025, em Zurique (Suíça), com exibição marcada para o dia 28 de julho.
Na mostra “Edição Amazônia”, dedicada à crise climática e à potência da arte decolonial, o filme se destaca por sua linguagem inventiva e política.
Alexandrina, mulher negra amazônida, emerge como protagonista de uma história que questiona os apagamentos da história oficial e reafirma a beleza radical de um corpo que resiste.
“Essa é a imagem mais próxima do que poderia ter sido, se a violência colonial não tivesse atravessado aquele corpo”, afirma Keila-Sankofa.



O filme nasce como resposta à escassez de registros respeitosos sobre a população negra na história da Amazônia. É cinema, mas também instalação, manifesto e semente de futuro.
Ao longo de sua trajetória, ‘Alexandrina — Um relâmpago’ tem reafirmado sua potência política e estética, conquistando premiações em diversos festivais: Melhor Edição de Som no Cine PE, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, além do Prêmio Leda Maria Martins na categoria Ancestralidade, em Minas Gerais, e o Prêmio de Aquisição no Diário Contemporâneo de Fotografia, no Pará.
O Solar Festival, com o tema “Arte e Cultura como Catalisadores para uma Consciência Transformadora”, propõe diálogos entre ancestralidade, tecnologia e meio ambiente.
A presença de Alexandrina, no filme e no imaginário, reforça o protagonismo feminino na defesa da floresta e da memória coletiva.
“Ela está em todos os lugares”, diz a historiadora Patrícia Melo, cuja pesquisa inspirou o filme. “Alexandrina ilumina os esquecimentos e nos devolve o lugar de protagonistas da nossa própria história.”
Em Zurique, o cinema amazônico afirma que há memórias que relampejam e acendem o mundo.
FOTOS: João Paulo Machado
TRAILER: http://bit.ly/46tP6vq
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos