O Amazonas Convention & Visitors Bureau deu um passo importante para fortalecer a economia do turismo no estado. O presidente da entidade, Orsine Júnior, reuniu-se com a Profa. Dra. Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, coordenadora pedagógica do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na última quinta-feira (18), para discutir o projeto de elaboração do plano econômico da Zona Franca do Turismo.
A proposta busca transformar o setor em um verdadeiro polo de geração de emprego e renda. Segundo Orsine, a iniciativa pretende servir como um guia de políticas públicas para incentivar a indústria do turismo, criando condições semelhantes às que hoje amparam a Zona Franca de Manaus e outros segmentos econômicos.
“Nós aqui do Convention e a UEA estamos estabelecendo uma parceria para escrever o projeto Zona Franca do Turismo. É um guia para o setor público, um norte de incentivos fiscais, tributários e de execuções logísticas que possam ajudar a indústria do turismo a crescer. O Amazonas tem a Zona Franca de Manaus como espinha dorsal econômica, mas precisamos de alternativas, e acreditamos que o turismo é uma força capaz de gerar emprego e renda para a população”, destaca Orsine.
O presidente lembra que a proposta já havia sido iniciada antes da pandemia, mas ficou em pausa e agora é retomada com força.
“Precisamos ativar essa indústria de serviços, com melhorias no acesso ao crédito, infraestrutura turística e capacitação profissional. É uma grande política pública de incentivo a novos investimentos”, reforça.
A professora Cláudia Martins reforça que a UEA tem papel estratégico para o desenvolvimento da proposta.
“O curso de Turismo pode contribuir com a expertise do seu corpo docente, formado por 25 professores que vivem e vivenciam a atividade turística na cidade de Manaus e no estado do Amazonas. A criação da Zona Franca do Turismo pode incrementar o número de empregos, de empresas e de empreendimentos também ligados ao turismo, diversificando assim a nossa economia”, detalha Cláudia Martins.
A retomada do projeto da Zona Franca do Turismo pretende envolver o poder público, a iniciativa privada e a classe acadêmica, com o objetivo de incrementar o turismo como matriz econômica para o estado, fortalecendo atividades como o ecoturismo, o turismo de negócios, cultural e gastronômico, além de ampliar a oferta de capacitação profissional e atrair novos investimentos.
Sobre o Convention Bureau
O Convention Bureau é uma organização sem fins lucrativos que atua como ponte entre um destino turístico e potenciais visitantes, sejam eles turistas de lazer, empresas, realizadores de eventos ou entidades de diferentes setores. Sua função é atrair e captar eventos, feiras, convenções e congressos, além de promover o destino para o mercado nacional e internacional.
No caso do Amazonas Convention & Visitors Bureau, a missão é potencializar a imagem do Amazonas como referência para negócios e turismo, articulando parcerias entre o trade turístico, o poder público e investidores.
(Assessoria de imprensa: Ekco Produções)
➡️Mais notícias sobre Turismo&Gastronomia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026