MANAUS, AM – Em um esforço para manter o estado livre da poliomielite, o Amazonas se prepara para iniciar uma grande campanha de vacinação contra a doença no próximo dia 27 de maio. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) anunciou que a operacionalização da vacinação será coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde.
A campanha, que se estenderá até 14 de junho, tem como público-alvo crianças menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano receberão a vacina inativada poliomielite (VIP), enquanto as de 1 a 4 anos serão imunizadas com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.
O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para 8 de junho, reforçando a importância da vacinação e a conscientização sobre a doença.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a relevância da campanha para ampliar as coberturas vacinais contra a poliomielite, uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode levar a paralisias musculares e não possui cura, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.
Com taxas de cobertura vacinal que mostraram progresso consistente nos últimos anos, alcançando 82,83% em 2023, o Amazonas busca fortalecer ainda mais esses números e proteger suas crianças contra a poliomielite.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura registrou mais de 690 mil atendimentos a usuários com diabetes e hipertensão
Defensoria Pública garante que pacientes do Amazonas façam cirurgia do coração com dinheiro bloqueado do Estado
Museu da Amazônia recebe Licença de Operação do Ipaam para jardim zoológico
Balanço 2025: Núcleo de Registros Públicos da Defensoria do Amazonas realiza mais de 70 mil atendimentos
Base Arpão 2: PMAM apreende 15 quilos de entorpecentes escondidos entre garrafões de água
Corrida do Teatro Amazonas reúne mais de 3 mil atletas na celebração dos 129 anos do monumento